MEMÓRIA DA TV
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O ator Reginaldo Faria interpretou o viúvo Joaquim no remake da novela Cabocla há 18 anos
Reginaldo Farias, que estava no ar na Globo neste ano em Um Lugar ao Sol (2021) e na reprise de O Clone (2001), travou um duelo pela própria vida há 18 anos. Ele foi internado e ficou em estado grave após encerrar as gravações de Cabocla em novembro de 2004. À época, o ator tinha 67 anos, foi submetido a um cateterismo e uma angioplastia e ficou em coma durante 20 dias.
"O stent explodiu a coronária. Fiquei 55 minutos com parada cardíaca e um aparelho bombeando o coração. Chamaram o médico da família. Ele resolveu a parada e conseguiu me tirar dessa situação", relatou o ator à edição de 9 de novembro de 2005 da revista IstoÉ. Ele só esclareceu o assunto depois que se tratou e estava de volta ao batente na novela América (2005).
O veterano foi internado em 29 de novembro de 2004 e ficou, ao todo, 33 dias no hospital. Segundo o artista, a parada cardíaca que teve foi durante a angioplastia, mas ele afirmou que o procedimento não era necessário.
"Meu médico sugeriu que eu fizesse um cateterismo e mais nada. Já havia passado por esse procedimento na época de Força de Um Desejo [1999]. Dessa vez, fui ao hospital, e eles começaram a querer fazer angioplastia e resolveram botar um stent sem me consultar. Se falaram, eu estava inconsciente", disse o ator à publicação.
Faria contou que a clínica alegava que ele deu entrada com fortes dores no peito, mas não era verdade. "Eu fui para lá rindo, brincando com meus filhos Carlos André e Marcelo. Não podem dispor da vida dessa forma. Prejudicaram não só a mim, mas a minha família e meus filhos. Todo mundo sofreu muito."
Faria como Aníbal de Um Lugar ao Sol
Ele também disse na entrevista que tinha decidido processar a clínica São Vicente, do Rio de Janeiro, por erro médico. No entanto, o intérprete nunca revelou nada sobre o processo depois disso.
O episódio foi tão marcante que anos depois ele ainda era perguntado sobre os dias terríveis que tinha vivido. O pai de Marcelo Faria declarou em uma entrevista ao jornal Extra de 2010 que havia mudado por conta do drama pessoal.
Estive perto da morte há alguns anos. Agora, vejo a vida de outra forma. Quando algo assim acontece, valores novos são adquiridos e os velhos, esquecidos. Mas o importante de tudo é a alegria de estar vivo.
Intérprete de Joaquim de Cabocla, ele voltou a ser internado em agosto de 2013, quando estava gravando Joia Rara. Dessa vez, ele foi diagnosticado com pneumonia, mas melhorou e concluiu sua participação na novela que estreou em setembro daquele ano na faixa das 18h.
Nascido em 1937, o ator comemorou neste ano 85 anos em uma festa íntima com a presença de seus filhos e netos. Faria começou a atuar nos anos 1950, primeiramente em filmes. Entre as principais novelas de sua carreira estão Dancin' Days (1978), Água Viva (1980), a primeira versão de Ti Ti Ti (1985), Vale Tudo (1988) e Tieta (1989).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.