Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GLORIA x MONJARDIM

Treta nos bastidores: Irritada, Gloria Perez fez diretor ser afastado de novela

REPRODUÇÃO/HBO MAX

Gloria Perez com expressão séria em trecho do no documentário Pacto Brutal

Gloria Perez no documentário Pacto Brutal; ela teve desavença com diretor da Globo em 2005

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 6/12/2022 - 6h30

Muito antes de ter que lidar com rejeição a personagens e mudanças na trama de Travessia, Gloria Perez teve problemas em outra novela. Ela não gostou do que viu em América (2005) e se desentendeu com o diretor da trama, Jayme Monjardim. A queda de braço entre os dois terminou com o desligamento dele da novela e a chegada de um novo diretor, que aplicou as mudanças que a autora queria.

Gloria e Monjardim começaram a ter opiniões divergentes desde antes das gravações de América começarem. Cada um tinha suas ideias para o casal de protagonistas: a autora queria que fossem Deborah Secco e Murilo Benício, e o diretor preferia Camila Morgado e Marcos Palmeira. A vontade dela prevaleceu. 

No entanto, durante a novela, algumas decisões de Monjardim foram implementadas, como, por exemplo, um tom mais dramático para a mocinha. Gloria Perez não gostou nada disso, e, após 38 capítulos gravados (25 deles já exibidos), o diretor deixou a novela. 

Gloria falou sobre o assunto em depoimento ao livro Biografia da Televisão Brasileira, de Flavio Ricco e José Armando Vanucci: "Na escrita, [Sol] era uma mulher forte, cheia de gás, e na tela estava sempre chorando. O ajuste foi necessário para levar ao ar a história como ela estava sendo contada nos capítulos".

O diretor musical de América também foi afastado, e a parte sonora mudou. Saíram as trilhas mais melancólicas e entraram as mais alegres. O tema de abertura mudou de Órfãos do Paraíso, de Milton Nascimento, para Soy Loco por Ti América, em versão gravada por Ivete Sangalo. 

Monjardim foi substituído em América por Marcos Schechtman, com quem a autora teve suas próprias desavenças também em outra novela. Sete anos depois de América, os dois trabalharam juntos em Salve Jorge (2012). Gloria não gostou da condução do diretor e o culpou por erros na novela. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.