Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UM SONHO A MAIS

Globoplay vai recuperar beijo gay 'apagado' da história das novelas no Brasil

Geraldo Modesto/TV Globo

Vestido de noiva, Ney Latorraca sorri ao lado de Carlos Kroeber, que usa terno e gravata

Volpone/Anabela (Ney Latorraca) se casa com Pedro (Carlos Kroeber) em cena de Um Sonho a Mais

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2024 - 14h00

O Globoplay vai trazer de volta a novela Um Sonho a Mais (1985), considerada a primeira do Brasil a mostrar um beijo entre dois homens --sim, muito antes de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) fazerem história em Amor à Vida (2013). A história deve entrar no catálogo do streaming no ano que vem, através do Projeto Resgate --que disponibiliza tramas antigas completas.

A informação de que Um Sonho a Mais chegará no Globoplay foi noticiada em primeira mão no site Heloisa Tolipan e confirmada pelo Notícias da TV com fontes na emissora --a Globo apenas não confirma a data de lançamento.

Criada pelo espanhol Daniel Más em parceria com Lauro César Muniz --que assumiu os textos após as mudanças do autor estrangeiro serem rejeitadas pelo público brasileiro--, a novela das sete contava a história de Carlos Volpone (Ney Latorraca), homem que foge do país após ser acusado de matar o pai de sua noiva, Stella (Sylvia Bandeira).

Depois de 20 anos, ele percebe que nunca superou a amada e decide voltar para o Brasil. Na tentativa de se reaproximar de Stella --que seguiu em frente se casou com Orlando (Fúlvio Stefanini), Carlos se disfarça e assume diferentes personalidades: o médico Nilo, o advogado Augusto, o motorista André e a secretária Anabela.

É justamente por causa da última que Um Sonho a Mais apresentou um beijo entre dois homens. Como Anabela, Carlos se envolveu com o banqueiro Pedro Ernesto, interpretado por Carlos Kroeber (1934-1999). Os dois chegaram a se casar e trocaram um selinho no altar.

A cena do casamento despertou a fúria dos censores --que seguiam na ativa embora, oficialmente, a Ditadura Militar (1964-1985) já tivesse chegado ao fim na época. A Globo foi orientada a reduzir as aparições de Anabela e de suas irmãs, Florisbela (Marco Nanini) e Clarabela (Antônio Pedro).

No alvo da censura, Volpone foi proibida de dar um beijo na amada Stella enquanto agia como Anabela --embora o público estivesse ciente de que a personagem era um homem travestido.

Os militares ainda tacharam a novela de "propagadora da homossexualidade e da transexualidade" --embora, oficialmente, ela não apresentasse nenhum personagem homossexual e o protagonista tivesse assumido uma identidade feminina apenas para se aproximar da personagem de Sylvia Bandeira.

Um Sonho a Mais foi considerada um fracasso na época de sua exibição, embora tenha superado os 50 pontos de audiência --o que a tornaria um fenômeno nos dias de hoje, quando Fuzuê sofre para bater os 20.

O elenco ainda tinha nomes como Susana Vieira, Edson Celulari, Maitê Proença, Tássia Camargo, Cissa Guimarães, Anselmo Vasconcellos, José Lewgoy (1920-2003) e Yara Amaral (1936-1988).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.