Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DECISÃO POLÍTICA

Globo volta atrás e adia novela das sete que já estava até sendo vendida

VICTOR POLLACK/TV GLOBO

Em cena de Bom Sucesso, Ingrid Guimarães está ao lado de Claudia Souto em um sofá; ambas têm uma taça de bebida nas mãos

Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) e Claudia Souto em Bom Sucesso: autora volta ao ar em setembro

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 9/2/2024 - 18h49

Após cancelar as novelas de Lícia Manzo e Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, a Globo engavetou Conta Comigo, de Mauro Wilson. A história estava na fila para estrear após Família É Tudo, de Daniel Ortiz, que terminará em setembro. A emissora havia anunciado a novela no evento Up Front, em outubro de 2023, e já estava vendendo cotas para publicidade.

Na ocasião, a Globo reuniu cerca de mil convidados no Memorial da América Latina, em São Paulo, para apresentar as principais novidades da empresa em 2024 e discutir a evolução da publicidade. No plano comercial do horário das sete distribuído no evento, Conta Comigo aparecia como a novela que viria depois de Família É Tudo --que na época ainda tinha o título de A Vovó Sumiu.

De acordo com fontes do Notícias da TV, a principal razão para o engavetamento da criação de Mauro Wilson é política. Como 2024 é um ano eleitoral, a emissora decidiu adiar a novela para não tocar em temas sensíveis. A história tinha um líder comunitário e vereadores corruptos, o que poderia não pegar bem. Um dos vilões era alguém que saía da comunidade e se corrompia quando chegava ao poder.

A direção ficou com medo de acontecer o mesmo que em 1989, quando a emissora foi acusada de fazer campanha a Luiz Inácio Lula da Silva  em O Salvador da Pátria, e em 2002, quando Dança da Vida, de Maria Adelaide Amaral, foi proibida de ir ao ar no ano eleitoral por determinação da Justiça.

Por causa disso, Claudia Souto, que viria após Mauro Wilson, furou a fila da faixa. Apesar de Cara e Coragem (2022) não ter ido bem em audiência, a autora tem prestígio dentro da Globo --a novela foi finalista na categoria Melhor Novela do Emmy Internacional em 2023. Assim que voltou de Nova York após a cerimônia, em novembro, ela entregou a sinopse de uma nova história.

André Câmara, que esteve à frente de Amor Perfeito (2023), será o diretor artístico da novela, que terá como um dos principais cenários uma empresa de ônibus. A protagonista é a filha de um motorista. 

Nos bastidores, Claudia é querida e considerada uma profissional dedicada. Além disso, Pega Pega (2017) fez bonito em suas duas exibições. A autora teve avaliação muito positiva da direção de Dramaturgia quando fez a Oficina de Autores dirigida por Gloria Perez.

Procurada, a Globo não se manifestou sobre a mudança na fila das novelas das sete.

TUDO SOBRE

Globo

Novelas


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.