Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TEXTO ELITISTA

Globo cancela nova novela das seis de Lícia Manzo e surpreende equipe

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Lícia Manzo está sentada perto de uma janela; ela usa blusa branca

Lícia Manzo é autora de novelas na Globo: história da escritora foi aprovada e cancelada

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 30/8/2023 - 15h56

Após aprovar a sinopse de O País de Alice, a Globo decidiu cancelar a história escrita por Lícia Manzo para a faixa das seis. A novela estava encaminhada e sua pré-produção já havia começado para poder estrear como substituta de Elas por Elas, que entra no ar no lugar de Amor Perfeito no mês que vem. Mario Teixeira é quem deve assumir o horário após a trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Lícia foi comunicada da decisão na terça-feira (29), e, imediatamente, o departamento comercial da emissora foi avisado, já que o plano comercial estava sendo finalizado para ser enviado ao mercado publicitário.

A diretora artística Nathalia Grimberg também já havia sondado algumas atrizes para o papel de Alice, a protagonista da história. A autora, a diretora e toda a equipe foram pegos de surpresa com a decisão da emissora e estão inconsoláveis.

Internamente, o que se fala é que a Globo não quis bancar o ritmo mais lento e sensível de Lícia, que parece não ter se adaptado à velocidade que as novelas exigem atualmente. A autora é famosa entre os colegas por ter um texto com diálogos longos, personagens mais complexos que requerem uma estética elaborada. Tudo que a emissora não quer no momento. Em recente reunião com os roteiristas da casa, o todo-poderoso Amauri Soares pediu histórias populares --o que não é o caso de O País de Alice.

Nos bastidores, a sinopse de Lícia foi considerada muito "elitista" e de difícil compreensão para o público que consome TV aberta. Sua empreitada em Um Lugar ao Sol (2021) deixou a alta cúpula com receio de apostar novamente em uma novela que não tem os elementos mais popularescos que Amauri quer.

O novo diretor da Globo encomendou a Mario Teixeira uma espécie de continuação de Mar do Sertão (2022). Assim como Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2022), a ideia é que a nova novela da faixa das seis seja romântica, com comédia e uma pitada de aventura. Há quem chame o projeto de Mar do Sertão 2, mas a verdade é que a história será apenas inspirada na temática da novela anterior.

Sobre o que era a novela de Lícia Manzo?

O País da Alice destaca a cultura popular brasileira e desafia cada um a valorizar a riqueza daquilo que o país tem, do que é intrinsecamente nosso e que não deveria ser deixado.

Na história, a protagonista Alice é italiana. Violinista clássica, que cursa o Conservatório Nacional de Milão, ela descobre na música brasileira uma pátria, e, maior de idade, anuncia sua decisão de viver no país. 

"Décadas depois, sem se dar conta, ao decidir viver no Brasil (que parece conhecer sem jamais ter pisado seu solo), Alice agirá como se respondesse a uma espécie de 'chamado'. Sua verdadeira história espera por ela. Seu verdadeiro pai. E seu país", escreveu Lícia Manzo na sinopse de sua novela.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.