Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

70 ANOS DE REINADO

Luto: Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 anos e causa comoção

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Rainha Elizabeth 2ª olha para coroa

Rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta: ela esteve em observação por médicos nas últimas horas

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 8/9/2022 - 14h35
Atualizado em 8/9/2022 - 16h41

A rainha Elizabeth 2ª, de 96 anos, morreu nesta quinta (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela ficou em observação durante o dia. A comunicação do Palácio de Buckingham já havia informado que os médicos estavam preocupados com o estado de saúde dela. Os familiares mais próximos fizeram viagens de emergência até o país para a despedida.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", comunicou o palácio em nota oficial no site da Família Real, publicada às 14h30 (horário de Brasília). Foram declarados 14 dias de luto.

Mais cedo, outro texto foi divulgado, no qual informaram sobre a gravidade do estado de saúde dela: "Após uma avaliação mais aprofundada na manhã desta quinta-feira (8), os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral".

Em abril do ano passado, a família real perdeu o príncipe Phillip (1921-2021), marido de Elizabeth. Na certidão de óbito, o palácio determinou a causa da morte como "idade avançada". Na linha de sucessão, quem vai assumir o trono é o príncipe Charles. Ela teve outros três filhos com Phillip: o duque Andrew, o conde Edward e a princesa Anna.

Outros parentes mais próximos de Elizabeth estão em Balmoral ou a caminho de lá. Ela tem quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. Cinco pessoas próximas estarão na Escócia nas próximas horas: príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew, príncipe Edward e príncipe William. Veja abaixo o anúncio oficial da morte:

Morte anunciada

Ao longo do dia, a BBC, principal emissora britânica, publicou notas de atualização sobre a morte. O ex-correspondente real Richard Sumner afirmou que "o corpo dela estava cedendo". Segundo ele, a rainha lidava com problemas típicos da idade avançada.

No início do ano, Elizabeth 2ª foi diagnosticada com Covid-19 e afirmou que a doença a havia deixado "cansada e exausta" apesar dos sintomas leves, quase um resfriado. Desde então, a rainha não fez mais aparições em eventos reais até estar totalmente curada do vírus. Em outubro do ano passado, ela foi internada por um motivo não divulgado.

Com recomendações de repouso, a monarca cancelou sua participação em uma reunião online do Conselho Privado do Reino Unido na quarta (7). Essa não foi a primeira vez que a rainha precisou se ausentar de reuniões importantes por problemas de saúde. Uma de suas últimas aparições públicas aconteceu em junho, no Jubileu de Platina, em Londres.

70 anos de reinado

Elizabeth 2ª foi a monarca com o reinado mais longo da história da Inglaterra. Ela conseguiu manter a relevância da monarquia como um símbolo de tradição em uma época em que vários países adotaram mudanças no sistema político. Quando ela nasceu, em 1926, o trono era um destino quase improvável, já que a então princesa era a terceira na linha de sucessão.

Edward 8º (1894-1972), tio de Elizabeth, assumiu o trono em 1936, mas abdicou do título um ano depois por causa de Wallis Simpson (1896-1986), uma norte-americana divorciada com quem ele se casou, contrariando a tradição. Assim, a coroa passou para seu irmão mais novo, pai de Elizabeth, e ela se tornou herdeira por ser a primogênita --Elizabeth teve uma irmã, Margaret Rose (1930-2002).

Em 1952, George 7º morreu, e a princesa virou rainha aos 25 anos. Ela conseguiu seguir a etiqueta de não se envolver publicamente em política e assuntos espinhosos durante as sete décadas de reinado, inclusive na morte da princesa Diana (1961-1997); e da mais recente abdicação de seu neto, o príncipe Harry, das ocupações da realeza.

A história de vida de Elizabeth 2ª e da Família Real serviu de inspiração para diversas obras do cinema, teatro e da literatura. Uma delas é a série The Crown, da Netflix, que narra os dramas britânicos, especialmente da família real, desde o início do reinado de Elizabeth. Os filmes A Rainha (2006) e Uma Noite Real (2015) e o documentário da BBC Elizabeth At 90: A Family Tribute são outros exemplos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.