LUTO
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Rainha Elizabeth, 96 anos, morreu nesta quinta-feira (8); família faz viagens de emergência
A rainha Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia. A comunicação do Palácio de Buckingham confirmou a informação às 14h30 (horário de Brasília). "A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", publicou o perfil da família real britânica.
-> Leia mais: Rainha Elizabeth 2º morre aos 96 anos e causa comoção
Mais cedo, os médicos da monarca demonstraram preocupação com o estado de saúde dela. A família real foi acionada, e alguns parentes foram para o local, como o príncipe Harry e Meghan Markle --o que indicava a gravidade da situação.
"Após uma avaliação mais aprofundada na manhã desta quinta-feira (8), os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral", comunicou o Palácio em uma nota no site oficial da Família Real.
A BBC, principal veículo de comunicação britânico e fonte de notícias sobre a família real, dedicou toda sua programação à cobertura do estado de saúde de Elizabeth 2ª. Fontes da emissora afirmaram que "algo sério estava realmente acontecendo". O ex-correspondente real Richard Sumner alegou que "o corpo dela está cedendo".
"Toda a política do palácio sempre foi discreta e sempre suspeitei de que possivelmente houvesse mais do que um problema de mobilidade em causa aqui. Quando você tem 96 anos, é claro que não pode esperar ter a saúde de uma pessoa de 25 anos", contou ele à BBC.
Jeffrey Donaldson, membro do parlamento do Reino Unido, ofereceu suas orações à Elizabeth.
Todo o país fica profundamente preocupado com as notícias do Palácio de Buckingham. Meus pensamentos, e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido, estão com Sua Majestade e sua família neste momento.
Veja abaixo:
My thoughts and prayers and that of the @duponline are with Her Majesty and her family at this time, https://t.co/WGygYMiWTc
— Jeffrey Donaldson MP (@J_Donaldson_MP) September 8, 2022
No início do ano, a rainha Elizabeth 2ª foi diagnosticada com Covid-19 e disse que a doença a havia deixado "cansada e exausta" apesar dos sintomas leves, semelhantes a um resfriado. Desde então, a rainha não fez mais aparições em eventos reais até estar totalmente curada do vírus. Em outubro do ano passado, ela foi internada por um motivo não divulgado.
Com recomendações de repouso, a monarca cancelou sua participação em uma reunião online do Conselho Privado do Reino Unido na quarta (7).
Outros parentes mais próximos de Elizabeth estão em Balmoral ou a caminho de lá. Ela tem quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. Cinco pessoas próximas estarão na Escócia nas próximas horas: príncipe Charles, princesa Anne, príncipe Andrew, príncipe Edward e príncipe William. Confira a nota divulgada:
A statement from Buckingham Palace:https://t.co/2x2oD289nL
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.