ELIZABETH 2ª
REPRODUÇÃO/BBC NEWS
Elizabeth 2ª em cerimônia oficial; rainha do Reino Unido despertou alerta com estado de saúde
A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no palácio Balmoral, na Escócia. De acordo com comunicado oficial, a monarca morreu pacificamente em meio aos familiares. Com isso, o palácio de Buckingham colocou em prática a operação London Bridge, que consiste em um plano sobre como a morte dela deve ser comunicada.
O protocolo funciona da seguinte forma: Sir Edward Young, secretário pessoal da rainha, foi o primeiro funcionário a ser informado logo após as equipes médicas avisarem familiares próximos, incluindo o herdeiro do trono, o príncipe Charles.
A partir disso, Young deverá fazer uma ligação para a primeira-ministra, Liz Truss, para dizer a frase "London Bridge is down" (A Ponte de Londres caiu, em tradução livre). Os funcionários do primeiro escalão serão informados por meio de uma linha interna segura, com a mesma frase.
O Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores vai dar a notícia aos 15 governos dos países onde Elizabeth 2ª é chefe de Estado e para os outros 38 países da Commonwealth (Comunidade das Nações). Enquanto isso, um funcionário enlutado terá que ir ao Palácio de Buckingham para colocar na porta da residência real uma nota oficial sobre a morte da monarca.
Os veículos de comunicação oficiais para o anúncio da morte da rainha são a BBC News e a agência britânica Press Association. Na ocasião, os âncoras e repórteres deverão estar trajados em preto, e toda a programação dos canais será suspensa para uma ampla e detalhada cobertura do ocorrido.
Os sites, tanto de imprensa quanto da coroa britânica, também receberão um layout preto com uma mensagem de luto. Nas redes sociais da família real, foi publicada uma foto em preto e branco da rainha. "A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde", diz a legenda.
O Parlamento será convocado em cerimônia especial e fará vários dias de luto. A posse do príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, será proclamada no dia seguinte à morte, às 11h locais (7h no horário de Brasília). Charles e Camila passarão a noite em Balmoral e retornarão a Londres na sexta-feira (9) pela manhã.
O dia da morte de Elizabeth será nomeado como Dia D, e todos os dias seguintes serão Dia D1, Dia D2, até o funeral, que acontecerá ao 10º dia após o ocorrido.
View this post on Instagram
A rainha Elizabeth 2ª estava em observação no Castelo de Balmoral, na Escócia. A comunicação do Palácio de Buckingham informou que os médicos da monarca estavam preocupados com o estado de saúde dela. A família real foi acionada, e alguns parentes estão a caminho do local, como o príncipe Harry e Meghan Markle --o que indicava a gravidade da situação.
A BBC, principal veículo de comunicação britânico e fonte de notícias sobre a família real, dedicou toda sua programação à cobertura do estado de saúde de Elizabeth 2ª. Fontes da emissora afirmaram que "algo sério está realmente acontecendo". O ex-correspondente real Richard Sumner alegou que "o corpo dela está cedendo".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.