Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VEJA O QUE MUDA

Globo troca cenário de jornais por telão futurista com inteligência artificial

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Renata Lo Prete, Roberto Kovalick e César Tralli estão abraçados e sorridentes

Renata Lo Prete, Roberto Kovalick e César Tralli: âncoras vão comandar novo estúdio na Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/3/2024 - 17h01

A Globo mudou o cenário dos três telejornais nacionais gravados nos estúdios em São Paulo: Hora 1, Jornal Hoje e Jornal da Globo. A novidade poderá ser vista já na edição desta terça (12) do noticiário apresentado por Renata Lo Prete: um telão de LED com ambiente interativo, uso de realidade aumentada e inteligência artificial. Com os cenários diferentes, o público quase não perceberá que se trata do mesmo estúdio.

Em comunicado enviado à imprensa, a Globo mencionou que os telejornais terão cenários em 3D e mudarão os elementos conforme as notícias. Serão introduzidos, por exemplo, objetos como carros e um jogador de futebol batendo bola. A emissora afirmou que o telão ajudará a "contar histórias".

A inteligência artificial adotada pela empresa conseguirá captar os movimentos de quem estiver no cenário para inserir imagens virtuais ao vivo (como a Globo já faz no Fantástico) ou no telão. Além de Renata, Roberto Kovalick e César Tralli também passarão pelo estúdio ao longo do dia.

Os âncoras poderão ainda ser "lançados" para outras cidades e países apenas pelo telão. As ferramentas permitirão que os apresentadores interajam com outros repórteres ao mesmo tempo em que apresentam gráficos e mapas.

O Jornal da Globo receberá um cuidado a mais, com outra identidade visual. Tanto a logomarca "JG" como a vinheta foram trocadas para acompanhar as mudanças que a emissora julga como um "olhar futurista". Os monitores que ficavam no fundo da Redação também foram substituídos por LEDs.

 "O endereço é o mesmo, mas a casa mudou completamente. A reforma ampliou o espaço do estúdio e as possibilidades de movimento e interação dentro dele. Ficou muito bonito, é verdade, mas o essencial é que está tudo a serviço de informar melhor, de maneira mais clara e, ao mesmo tempo, mais aprofundada", contou Renata Lo Prete.

Kovalick afirmou que os telespectadores do Hora 1 verão algumas novidades já na quarta (13), porém não será apenas isso: "Não vamos conseguir colocar tudo na estreia, mas vamos implementando ao longo do tempo".

"A proposta da criação de um ambiente interativo, junto à Realidade Aumentada, é uma forma de trazer uma nova narrativa ao jornalismo, mais imersiva e moderna, ampliando a proximidade do público através de novos elementos que se conectam com a história", disse Fernando Alonso, diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.