Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELLEN FERREIRA

Globo pede esclarecimentos a afiliada após denúncia de assédio a jornalista

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Com expressão séria, a jornalista Ellen Ferreira usa uma blusa branca e cabelos pretos soltos na bancada do Jornal Nacional

Ellen Ferreira na bancada do Jornal Nacional, em outubro de 2019; jornalista denunciou assédio em afiliada

REDAÇÃO

Publicado em 24/7/2020 - 11h46

A Globo pediu esclarecimentos a Rede Amazônica, afiliada em Roraima, após a denúncia de assédio feita por Ellen Ferreira contra o ex-diretor de Jornalismo da emissora, Edison Castro. A jornalista foi demitida na quinta (23), quando retornou ao trabalho após ter contraído o coronavírus (Covid-19). Em nota, a emissora esclareceu que, apesar de seguirem os mesmos princípios editoriais, as afiliadas são independentes. 

"A Globo reitera que o respeito é um valor fundamental do seu Código de Ética. A empresa repudia qualquer tipo de assédio ou preconceito, que não são tolerados no ambiente de trabalho em nenhuma hipótese. Os esclarecimentos sobre o que ocorreu depois devem ser dados pela afiliada", afirmou a emissora no comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira (24).

A empresa ainda disse que as denúncias de assédio realizadas pela funcionária foram encaminhadas para apuração de uma área interna da emissora.

"O diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, ao receber e-mail da jornalista Ellen Ferreira, entrou imediatamente em contato com o setor de afiliadas para que a queixa fosse transmitida à Rede Amazônica", informou a emissora.

O Notícias da TV pediu um posicionamento sobre a demissão de Ellen Ferreira à Rede Amazônica, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

Após denunciar os assédios que teriam sido cometidos por Edison Castro, a jornalista alega não ter recebido apoio dos outros chefes da afiliada. Por isso, ela decidiu entrar em contato com Ali Kamel e expor todos os relatos do que estava ocorrendo na redação.

"Ele dizia que eu era repugnante, gorda, que me vestia mal. Me ameaçava de demissão constantemente. A fama dele era de 'o João de Deus da redação'. Havia gente que desejava bater nele", desabafou em entrevista para o jornalista Leo Dias, do portal Metrópoles.

Ellen foi uma das apresentadoras do rodízio que o Jornal Nacional promoveu em 2019. Ela era uma das jornalistas confirmadas para o novo rodízio de apresentadores do telejornal neste ano, que foi suspenso por causa da pandemia

Confira a nota da Globo na íntegra:

"As afiliadas da Globo comungam dos mesmos princípios editoriais mas são empresas independentes. O diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, ao receber email da jornalista Ellen Ferreira, entrou imediatamente em contato com o setor de afiliadas para que a queixa fosse transmitida à Rede Amazônica.

A Globo reitera que o respeito é um valor fundamental do seu Código de Ética. A empresa repudia qualquer tipo de assédio ou preconceito, que não são tolerados no ambiente de trabalho em nenhuma hipótese. Os esclarecimentos sobre o que ocorreu depois devem ser dados pela afiliada".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.