Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DE CAMPO

Globo 'mata' Central do Apito, demite casal e tira ex-árbitros de jogos de futebol

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sandro Meira Ricci em participação na Central do Apito, da Globo

Sandro Meira Ricci na Central do Apito: Globo tira ex-árbitros de transmissões de futebol

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2023 - 12h19

A Globo encerrou o quadro Central do Apito, criado em 2018 para dar a visão de especialistas em arbitragem sobre lances polêmicos do futebol. A emissora decidiu retirar ex-árbitros das transmissões de partidas após 34 anos, dando fim a uma era iniciada por Arnaldo Cezar Coelho em 1989. Casados, Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foram demitidos. Paulo César de Oliveira continua contratado, mas participará apenas de programas.

Segundo apurou o Notícias da TV, dois motivos provocaram o fim do quadro. O primeiro é a rejeição do público. Pesquisas recentes feitas pelo Esporte da Globo mostraram que os telespectadores entendiam que algumas opiniões eram protecionistas demais com erros feitos por árbitros em campo. Nas redes sociais, as análises receberam a alcunha pejorativa de "Central do Amigo".

Outra razão é o VAR (sigla em inglês para Vídeo Assistant Referee), que passou a mostrar e deixar claro quais eram as infrações em lances considerados polêmicos. Com isso, a Central do Apito deixava de ter função em transmissões.

Demissões

Com o fim da Central do Apito, a Globo decidiu demitir Sandro Meira Ricci, árbitro de três Copas do Mundo; e Fernanda Colombo, ex-árbitra assistente. Os dois são casados. A saída do casal foi informada inicialmente pelo colunista Flávio Ricco, do portal R7.

Ricci estava na Globo desde 2018, quando assinou logo após se aposentar dos campos. Já Fernanda Colombo chegou em 2021 no lugar de Nadine Basttos, que passou a trabalhar no SBT. Janette Arcanjo, que está na Globo Minas, também deverá ser dispensada.

O único que segue como contratado é Paulo César de Oliveira, que vai ficar figura cativa em atrações como Seleção SporTV e Globo Esporte. Se necessário, ele esclarecerá questões da regra para os jornalistas do programa.

A Globo tinha ex-árbitros em transmissões desde a final do Campeonato Brasileiro de 1989. Na época, Arnaldo Cezar Coelho foi contratado após tirar uma dúvida de uma regra, o que agradou telespectadores na ocasião. Coelho virou parceiro inseparável do narrador Galvão Bueno, e só saiu da emissora em 2018 para desacelerar a vida profissional.

Atualmente, das TVs abertas, Record e SBT têm ex-árbitros contratados --Renato Marsiglia e Nadine Basttos, respectivamente. A ESPN também tem um time de nomes como Leonardo Gaciba, Renata Ruel e Carlos Eugênio Simon.

Globo confirma

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirmou a informação em comunicado. Leia na íntegra

"Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de Esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos.

Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos".



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.