Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ato falho

Globo 'homenageia' último sucesso da Record em jingle do Vem_aí

João Miguel Júnior/TV Globo

Ivete Sangalo canta Vem_aí, jingle da Globo para divulgar a programação; música cita novela da Record - João Miguel Júnior/TV Globo

Ivete Sangalo canta Vem_aí, jingle da Globo para divulgar a programação; música cita novela da Record

PAULO PACHECO

Publicado em 5/4/2014 - 13h52
Atualizado em 6/4/2014 - 7h40

A Globo cometeu um ato falho no lançamento de sua nova grade. O jingle chiclete Vem_aí ("Vem, vem, vem, vem... vem aí na Globo"), que cita vários programas da casa, "homenageia" a novela Caminhos do Coração (2007), último grande sucesso da Record, sua principal concorrente. A emissora, contudo, vem escondendo a "homenagem" em suas chamadas.

A música, composta por Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, foi construída usando os títulos de programas da emissora. Em uma estrofe, o jingle menciona o Jornal Nacional, o Mais Você e o Bem Estar, porém o verso seguinte diz que os programas são legais " pra encontrar os caminhos do coração":

"Vem jornal local, global, Nacional

Mais Você, pra você Bem Estar, legal

Pra encontrar os caminhos do coração

Pra torcer, pra vibrar, pra vencer"

O jingle com o verso pró-Record foi composto para o Vem_aí de 2013 e continua sendo usado em 2014. No final do programa Vem_aí exibido na quinta-feira (3), após a Globo divulgar a nova logomarca, os artistas da emissora subiram ao palco e se abraçaram ao som do jingle, justamente na estrofe que cita os "Caminhos do Coração". Assista à gafe neste link (a partir de 1'07"50).

Caminhos do Coração não foi a maior audiência da Record, mas foi a primeira a tomar a liderança da Globo, incomodando a emissora como nunca antes na história da rede de Edir Macedo. No dia 6 de fevereiro de 2008, a trama de Tiago Santiago registrou média de 22 pontos e picos de 27, contra 20 da Globo, que transmitia um jogo do Corinthians. O último capítulo atrapalhou a estreia de A Favorita, que teve a pior média da história de uma novela das nove da Globo até então: 34 pontos, contra 23 da Record.

O sucesso fez a Record esticar a novela, que estreou em 28 de agosto de 2009, se transformando na trilogia Os Mutantes. Terminou com 11 pontos em 3 de agosto de 2009. O maior sucesso da nova fase da Record, contudo, foi Prova de Amor (2005), com 17 pontos de média. Caminhos do Coração teve 15.

A Globo convidou 63 artistas para gravar versões curtas do jingle Vem_aí, entre eles Ivete Sangalo, Fábio Jr., Ana Carolina e Zeca Pagodinho. Sete clipes, divididos entre os segmentos da programação (Jornalismo, Entretenimento, Esporte e Copa do Mundo) aparecem nos intervalos da emissora. Cantada por Ivete Sangalo, a estrofe que cita os "Caminhos do Coração" ainda não apareceu nas vinhetas em 2014, somente no programa Vem_aí.

LEIA TAMBÉM:

Falta de atores trava minissérie e adia novela bíblica da Record

Globo se diz vítima de crime e que piloto do Fantástico foi furtado

José Wilker acreditou no fracasso de Dona Flor e Seus Dois Maridos

Novo Fantástico ganha palco, cavalinhos falantes e emoticons

Silvio Santos volta a gravar e encontra Danilo Gentili domingo

Apesar dos tropeços, Joia Rara termina com saldo positivo

Sabrina Sato vai gravar game show de humilhação no Japão

Nova logomarca vira piada entre rivais: Globo saiu do armário

Globo vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo no Brasil

Sede de vingança marca quarta temporada de Game of Thrones

Nova logomarca da Globo vazou na internet há seis meses


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.