Mais de 50 mil vídeos
Fábio Rocha/TV Globo
Erika Januza, Mônica Wadvogel e Thiago Lacerda fazem selfie com menina que participou de O Brasil Que eu Quero
FERNANDA LOPES
Publicado em 23/11/2018 - 5h15
Após dez meses de campanha, a Globo fez um balanço de O Brasil Que Eu Quero, ação que envolveu os telespectadores e todos os programas jornalísticos. No evento Ponte, realizado ontem (22) para divulgar suas atividades sociais, a Globo apresentou estatísticas e histórias marcantes e reconheceu que a insistência no projeto virou piada para o público.
Os atores Erika Januza e Thiago Lacerda foram apresentadores do evento e falaram sobre O Brasil Que Eu Quero. "A gente viu muitas e muitas vezes William Bonner falando 'E você, que Brasil quer para o futuro? Grave com o celular deitado...'", disse ela.
"O sucesso foi tão grande que o negócio do 'celular deitado' virou meme. Até destaque em bloco de Carnaval", brincou Lacerda. A insistência dos repórteres e apresentadores em deixar clara essa regra para os vídeos de fato irritou e virou motivo de sarro para telespectadores. Poucos gravaram seguindo exatamente as explicações.
Apesar disso, a Globo declarou que recebeu mais de 50 mil vídeos de todos os Estados e aproximadamente 5.600 municípios, entre dezembro de 2017 e setembro deste ano.
A jornalista Sonia Bridi mostrou dados sobre o tema mais pedido pelo público para o Brasil. "O pedido mais frequente dos vídeos enviados é um país que ofereça educação de qualidade. Deu 15,5% de todos os vídeos", contou.
"Quando a gente separa só os vídeos enviados por crianças e adolescentes, um em cada quatro diz que quer estudar numa escola boa, que tenha boa educação. Nos vídeos do Pará, 12% dos adolescentes também pediram bom transporte para a escola", explicou.
Um vídeo em especial foi escolhido como exemplo da campanha. A adolescente Vitória Passos, de Nova Ipixuna, interior do Pará, pedia debaixo de chuva melhores condições para chegar à sua escola, a 24 quilômetros de sua casa.
A menina foi ao palco do evento institucional para dar seu depoimento e dizer como a educação é importante para ela. Vitória foi parabenizada por seu esforço por Erika, Lacerda e a jornalista Mônica Wadwogel, da GloboNews. "Educação é uma batalha de todos nós, é o nosso compromisso e nossa causa aqui na Globo", afirmou Mônica.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.