Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Guerra à vista

Globo estuda processar Record por apropriação de imagens de Xuxa

Francisco Cepeda/AgNews

Xuxa Meneghel improvisa uma bandana com camiseta em apresentação na Record, no último dia 5 - Francisco Cepeda/AgNews

Xuxa Meneghel improvisa uma bandana com camiseta em apresentação na Record, no último dia 5

DANIEL CASTRO

Publicado em 11/3/2015 - 5h42

A Globo escalou um time de advogados para estudar um possível processo judicial contra a Record pela apropriação de imagens de arquivo de Xuxa Meneghel em reportagem exibida no último Domingo Espetacular. No material de 48 minutos, a Record usou, sem autorização da Globo, imagens do Xou da Xuxa (1986-1992), do Planeta Xuxa (1997-2002), do TV Xuxa (2005-2014), do Domingão do Faustão e até da cobertura do funeral do piloto Ayrton Senna, em 1994, de quem a apresentadora foi namorada.

A Record mostrou imagens do acervo da Globo em vários momentos. Já no primeiro minuto apareceram alguns segundos do Xou da Xuxa. Na metade do "documentário" sobre o "momento histórico da televisão brasileira", como a Record classificou a contratação da apresentadora, o Domingo Espetacular exibiu quase três minutos ininterruptos de material produzido pela Globo.

As imagens não apenas pontuaram momentos importantes da carreira de Xuxa, mas também da vida pessoal. O anúncio da gravidez da apresentadora, em 1997, feito no Domingão do Faustão, integrou a longa reportagem. Até para ilustrar o namoro de Xuxa com o cantor e ator Junno Andrade a Record recorreu ao arquivo da Globo, em edição do TV Xuxa de 2013.

A marca d'água da Globo e o logotipo do canal Viva (com Xuxa no Globo de Ouro) surgiram em várias ocasiões. Em algumas delas, com a logomarca da Record em primeiro plano. Em nenhum momento, no entanto, foi dado crédito à rede adversária. A seus telespectadores, a Record "informou" que as imagens eram de "acervo pessoal".

Os advogados da Globo avaliam se vale a pena processar a Record. Consideram a força de possíveis estratégias de defesa da rede de Edir Macedo nos tribunais, como o argumento de que o material foi cedido por Xuxa, e não copiado ilegalmente na internet. Outro eventual argumento, que está sendo levado em consideração, é o de uso jornalístico das imagens.

Embora a queixa de que a Record se apropria de suas imagens não seja nova, a Globo só irá processar a concorrente se avaliar que tem chances reais de vitória.

Procurada, a Globo não se manifestou oficialmente. O departamento de comunicação da Record não fala com o Notícias da TV.

Audiência

Apesar do longo material sobre Xuxa, a audiência do Domingo Espetacular não cresceu expressivamente. O programa marcou média de 12,1 pontos na Grande São Paulo, menos do que os 12,8 da edição anterior. Foi o segundo melhor ibope do ano. No próximo final de semana, Xuxa voltará ao cartaz no Domingo Espetacular.

Xuxa ao sair da nave do Xou da Xuxa, da Globo, em imagem exibida pela Record

Xuxa no Planeta Xuxa; Record nem se deu ao trabalho de esconder logomarca da Globo 

Xuxa abraça a filha, Sasha, no início dos anos 2000; logotipo da Record sobrepôs o da Globo


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.