Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELAS EM 1º LUGAR

O Rei do Gado pode fazer a Globo abrir mão da Champions League; saiba o motivo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antonio Fagundes de óculos escuros, chapéu branco e camisa clara em cena de O Rei do Gado

Antonio Fagundes em O Rei do Gado (1996): audiência de novelas influencia em proposta da Champions League

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/4/2023 - 7h00

A Globo fez uma proposta considerada conservadora na licitação dos direitos de transmissão da Uefa Champions League para o ano que vem. A emissora até quer o torneio, mas não pretende fazer nenhuma loucura financeira para arrematá-lo, pois chegou à conclusão de que reprises de novelas exibidas à tarde, como O Rei do Gado (1996), dão mais audiência por um custo bem menor.

O Noticias da TV apurou que a Globo fez proposta com interesse em exibir partidas em TV aberta, por assinatura e streaming. No novo modelo de vendas montado pela agência Team, são negociados pacotes por dias de competição, não mais separados por mídia. O grupo que comprar as partidas de terça, por exemplo, pode exibir na plataforma que quiser.

Mas os preços que a Uefa quer para o torneio foram considerados altos para a atual realidade da emissora, que prefere "pagar contas" com o futebol brasileiro, segundo um alto diretor da emissora que conversou com a coluna. A proposta colocada na mesa foi considerada modesta, e não havia muitas esperanças que ela fosse aceita pela agência da Europa.

Mas além do dinheiro, a Globo não entrou com força para recuperar a Champions League por uma rejeição de executivos mais ligados à programação. Todos foram unânimes em afirmar que as novelas do Vale a Pena Ver de Novo sempre deram mais audiência do que clássicos da Europa, que eram exibidos até 2018.

Um exemplo dado foi justamente as reprises de O Rei do Gado, atualmente no ar nos fins de tarde. A trama tem média de 17 pontos de audiência na Grande São Paulo e chega a ultrapassar a marca dos 20 pontos em algumas capitais. As partidas da Champions League na Globo não costumavam passar dos 15 pontos, mesmo em finais.

A Globo, no entanto, dividia a audiência do torneio à época com a Band, para a qual fazia o sublicenciamento de TV aberta do torneio --o que explica um pouco os números mais baixos na ocasião.  

Até o momento, a Team não deu resposta para as empresas que fizeram proposta. Além da Globo, Warner, ESPN, Paramount e SBT entram no páreo. A Warner é considerada favorita para levar todo o torneio pelo valor oferecido.

Hoje, somando todos os contratos fechados, a Uefa arrecada com direitos de transmissão no Brasil cerca de US$ 150 milhões (R$ 807 milhões na cotação atual), segundo apurou o Notícias da TV. O objetivo do atual processo licitatório, que foi antecipado em relação ao previsto inicialmente, era aumentar os ganhos em pelo menos 50%. Nessa primeira rodada, a Team ficou satisfeita com os valores.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.