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CORTADO

Globo causa mal-estar nos bastidores por apagar banco anunciante de reportagem

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Renata Lo Prete no Jornal da Globo

Renata Lo Prete no Jornal da Globo da última sexta (11); reportagem omitiu nome de banco em espaço cultural

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 18/5/2023 - 7h00
Atualizado em 18/5/2023 - 11h17

Uma reportagem sobre uma exposição de grafite exibida na última sexta (12) no Jornal da Globo causou mal-estar nos bastidores da Globo. A emissora omitiu o local onde as artes estavam à mostra por ser um espaço patrocinado pelo banco Itaú. No entanto, a instituição financeira é uma das maiores parceiras da emissora. Houve reclamações públicas e privadas de funcionários terceirizados. A assessoria de imprensa do Itaú Cultural repreendeu as críticas (feitas pelo profissional à revelia da chefia), pediu desculpas à emissora e declarou que elas não refletem os posicionamentos da agência nem da própria instituição, que nunca questionou decisões editoriais da Globo.

Um texto de um assessor do Itaú Cultural, que existe em São Paulo desde 1987, viralizou no LinkedIn, rede social dedicada a negócios e empregos. Ele criticou a emissora por ter omitido o nome do local onde a reportagem foi feita, durante a exibição da matéria na GloboNews.

O Notícias da TV apurou que, além da reclamação pública, membros do Itaú ficaram sabendo da história e questionaram o motivo da não creditação do espaço. O argumento da emissora é que o Jornalismo da Globo não dá publicidade para marcas de empresas em rede nacional, algo que está nos Princípios Editoriais do Grupo Globo.

No entanto, a emissora cita nomes patrocinados de estádios, inclusive em seus telejornais. É o caso do Allianz Parque, do Palmeiras, e a Neo Química Arena, do Corinthians. Neste caso, a Globo argumenta internamente que a linha editorial é definida pela área esportiva, que é separada do Jornalismo.

Sem citar nominalmente o espaço onde a exposição é realizada, a reportagem no Jornal da Globo perdeu parte do sentido. Afinal, se algum espectador paulistano da emissora assistisse ao vídeo e quisesse ver os grafites de perto, não saberia para onde ir --a não ser que reconhecesse o local como o Itaú Cultural. Visitantes de outras cidades, especialmente do interior de São Paulo, teriam ainda mais dificuldade em descobrir qual é o espaço.

Hoje, o Itaú é cotista das transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além de já ter comprado cota para a exibição de shows do festival The Town, que acontecerá no próximo mês de setembro.

Procurada pelo Notícias da TV desde a última terça (16), Globo não respondeu aos contatos oficialmente até a conclusão deste texto. 

O Itaú Cultural, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que repudia críticas feitas por um profissional da equipe (a assessoria é feita por uma empresa independente, contratada pelo Itaú como prestadora de serviços) ao Jornal da Globo e pediu desculpas à emissora. Confira a nota na íntegra:

"A Conteúdo Comunicação, que presta serviços de assessoria de imprensa para o Itaú Cultural, informa que discorda de forma veemente das críticas feitas em redes sociais por um profissional de sua equipe ao Jornal da Globo, em razão de uma cobertura de uma exposição que não citou o nome da instituição.

O procedimento é absolutamente equivocado. Os veículos têm total autonomia para definirem sua linha editorial, para darem crédito ou não às fontes e patrocinadores de eventos que figuram em suas reportagens. O profissional agiu contrariamente a esta orientação fundamental e à revelia de sua chefia imediata.

Pedimos desculpas à TV Globo, cujo trabalho respeitamos profundamente. Informamos que o Itaú cultural foi surpreendido pelas críticas indevidas e não compactua com o procedimento. A instituição preza pelo trabalho colaborativo com a imprensa e rejeita qualquer atitude de interferência nas decisões internas dos veículos."


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