Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMIGOS, SONS E PALAVRAS

Gilberto Gil cria espaço de resistência na TV e vira 'conversador' com famosos

DIVULGAÇÃO/CANAL BRASIL

Fernanda Montenegro e Gilberto Gil de mãos dadas, sentados lado a lado, ela séria e ele sorrindo, em estúdio do programa Amigos, Sons e Palavras

A atriz Fernanda Montenegro com Gilberto Gil na nova temporada de Amigos, Sons e Palavras

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2023 - 6h30

Gilberto Gil estreia nesta segunda (23) a terceira temporada de Amigos, Sons e Palavras, seu programa no Canal Brasil. A atração funciona como um talk show, mas o cantor não se considera um entrevistador e, sim, um "conversador" com seus convidados famosos. Para o músico, o programa é como um espaço de resistência da arte e da manifestação de pensamento. 

"Essa insistência em fazer essas conversas, em garantir espaço para que as pessoas se manifestem através de seus vários papéis, as conversas revelando dificuldades que nós temos tido nos últimos anos para nos relacionarmos com o mundo institucional da Cultura, que foi desprezado particularmente pelo governo central, tudo isso pode ser visto como espaço de resistência", explica Gil.

"Foi, tem sido, continuará sendo. A garantia de que possamos ver nossas conversas abertas, livres, a defesa da nossa forma de estar no mundo, diante dessa coisa obscurantista que nos assola de forma muito mais concentrada nesses tempos que acabamos de superar no Brasil. Tudo isso é forma de resistência, sem dúvida alguma", complementa o artista.

Na terceira temporada, o imortal da Academia Brasileira de Letras conversa com personalidades como Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Liniker e Demétrio Magnoli. Os episódios de Amigos, Sons e Palavras têm cerca de 25 minutos, nos quais Gil começa cantando uma música que acha que se relaciona com o convidado de alguma forma. 

O episódio de estreia é com Fernanda Montenegro, para quem ele canta Palco. A conversa se desenvolve como uma prosa entre amigos, na qual eles falam sobre a vida no meio artístico, criação de filhos, velhice e morte. "Você ainda é menino de colo, mas eu já tô no Cabo da Boa Esperança", brinca a atriz.

"Para mim, [o programa] é muito pessoal, claro. É uma grande conversa. Como sou conversador, acho que é por isso que me escolheram para ancorar, para ser essa âncora que sirvo aqui para todos esses barcos que vêm para essa baía", diz Gil. 

"Eu represento com os meus conversadores os interesses difusos que estão aí na vida da sociedade, que estão ligados à ciência, à comunicação, à história da humanidade, às guerras, aos conflitos. Essas coisas aparecem naturalmente nas conversas, é com isso que as pessoas lidam o tempo todo", declara o músico. 

Amigos, Sons e Palavras terá 13 episódios na terceira temporada. Serão exibidos dois a cada segunda-feira, no Canal Brasil (disponível também no streaming Canais Globo).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.