Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DE CONTRATO

Aposentadoria? Fernanda Montenegro desiste de novela e rompe com a Globo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Fernanda Montenegro tem os cabelos brancos e encara a câmera com seriedade; ao fundo, é possível ver uma estante de livros

Fernanda Montenegro em vídeo publicado no Instagram; atriz rompeu contrato com a Globo

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 18/12/2022 - 15h34

Aos 93 anos, Fernanda Montenegro optou por não renovar o contrato com a Globo. A atriz, que soma 41 anos na emissora, já havia desistido de trabalhar na próxima novela das nove, Terra Vermelha, por não querer se comprometer com projetos muito longos --a trama de Walcyr Carrasco terá mais de 200 capítulos.

A estrela, no entanto, não pretende se aposentar e seguirá atuando no cinema e no teatro. Fernanda acabou de gravar 130 cenas para o filme Doce Vitória, de Andrucha Waddington, e já está escalada para o longa que Walter Salles fará a partir do romance autobiográfico Ainda Estou Aqui, em que Marcelo Rubens Paiva narra a prisão e desaparecimento de seu pai. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O Notícias da TV já havia antecipado que a veterana optou por desistir de Terra Vermelha. Agora, o papel será transferido para Susana Vieira. Ela dará vida a Cândida, dona do bar da cidade, que tem música e garotas de programa. Já idosa, ela sabe de tudo que aconteceu com cada uma das pessoas da trama --inclusive Irene, a vilã poderosa vivida por Gloria Pires.

Fernanda atuou na Globo já no ano da estreia da emissora, em 1965, na série de teleteatro 4 no Teatro, mas só se firmou como contratada em 1981, ao integrar o elenco de Baila Comigo, novela de Manuel Carlos. Dois anos depois, emplacou um de seus principais trabalhos: a Charlô de Guerra dos Sexos (1983).

Em sua extensa carreira, destacam-se novelas como Cambalacho (1986), Renascer (1993), Belíssima (2005), Passione (2010) e O Outro Lado do Paraíso (2017). Foram mais de 30 programas, entre novelas, minisséries e especiais, e ganhou o Emmy de melhor atriz pelo seriado Doce de Mãe (2012). 

No cinema, também pela Globo, protagonizou sucessos como Central do Brasil (1998), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, e O Auto da Compadecida (2000).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.