Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RELAÇÃO ABERTA

Galvão negocia para trabalhar na Globo e no YouTube ao mesmo tempo após Copa

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Galvão Bueno com um terno e camisa azul na Globo

Galvão Bueno nos estúdios da Globo: narrador negocia contrato com o YouTube a partir de 2023

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/11/2022 - 7h00

Galvão Bueno está a todo vapor para definir seu futuro profissional após a Copa do Mundo do Catar. Ele irá renovar o seu contrato com a Globo até 2024 para realizar projetos especiais, mas também negocia com plataformas digitais. O YouTube, que pertence ao Google, é a principal empresa interessada em ter o narrador em 2023.

Se tudo der certo, Galvão terá contrato com a Globo e com a plataforma de vídeos ao mesmo tempo. Isso só será possível porque ambos vão entrar em uma espécie de "relacionamento aberto". O jornalista de 72 anos segue exclusivo em TV aberta na emissora líder, mas pode fazer projetos digitais livremente sem qualquer tipo de interferência da empresa.

Segundo apurou o Notícias da TV, a ideia da equipe de Galvão Bueno é que o narrador faça projetos originais que envolvam esporte e entretenimento na plataforma. Existe também uma conversa, levantada pela equipe do Google, para que ele faça algumas participações em eventos esportivos exibidos ao vivo pelo YouTube.

Um deles é o Campeonato Paulista, do qual a plataforma tem contrato para a transmissão até 2025. Na última temporada, o torneio regional teve Tiago Leifert nos comentários de alguns jogos com o objetivo de agradar um público que não é tão acostumado com internet e passou anos assistindo ao torneio pela Globo em sinal aberto.

As conversas entre Galvão e YouTube são consideradas boas. A empresa tomou um susto ao saber pelo Notícias da TV que Galvão iria renovar com a Globo e perguntou à sua equipe se ainda existia a possibilidade de seguir o negócio. Com o sinal verde, Galvão só vai saber detalhes dos planos da plataforma após o Mundial de seleções --seu foco total no momento.

A Globo vai dar pelo menos um projeto em TV aberta para Galvão comandar por ano. Tudo será pensado pelo narrador e pela direção da emissora, e não necessariamente a atração será ligada à área esportiva.

Além disso, ficará estabelecido que o contratado vai participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris como apresentador e comentarista pontual em programas especiais. Ele também fará a cerimônia de abertura, prevista para acontecer em 26 de junho de 2024, no Rio Sena, um dos símbolos da capital da França. 

Carreira de Galvão Bueno na Globo

Galvão Bueno começou a trabalhar na Globo em 1981, após fazer sucesso como a voz da Fórmula 1 na Band em 1980. Seu primeiro trabalho na emissora foi a narração do jogo entre Jorge Wiltersmann (BOL) e Flamengo pela Libertadores daquele ano. Cobriu as Copas do Mundo de 1982 e 1986 como segundo narrador. Também fez os Jogos Olímpicos de 1984.

Assumiu a titularidade de narração na emissora em 1987 e comandou a equipe na Copa de 1990. Em 1992, houve uma saída de dez meses para a extinta Rede OM (1982-1993), após ser convidado para ser diretor de Esportes. Naquele ano, foi o responsável por mudar a Libertadores de patamar na TV brasileira, com a exibição do primeiro título continental do São Paulo. 

Após divergências com a Rede OM, retornou à Globo no início de 1993. Fez as Copas de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Foi a voz do tetra e do pentacampeonato da Seleção Brasileira. Esteve também nas Olimpíadas de 1996, 2000, 2004, 2008, 2016 e 2021.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.