DEMISSÕES SEM FIM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Hortência Marcari: rainha do basquete brasileiro foi dispensada pela Globo em cortes no Esporte
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 13/4/2023 - 16h57
Atualizado em 13/4/2023 - 17h00
Em meio às demissões no departamento esportivo, a Globo fez cortes na cobertura de esportes olímpicos nesta quinta-feira (13). Hortência Marcari, rainha do basquete e comentarista do NBB (Novo Basquete Brasil) e da NBA (National Basketball League), foi dispensada. Já Carlão Gouvêia, o Carlão do Vôlei, campeão olímpico nas Olimpíadas de 1992, também foi desligado.
A informação foi confirmada pela Globo ao Notícias da TV. Hortência tinha acordo fixo com a Globo desde 2015, quando assinou para a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ela se dedicou a comentar basquete em transmissões no SporTV e, eventualmente, em TV aberta. Seu último grande evento foram as Olimpíadas de Tóquio, em 2021.
Além do esporte, Hortência Marcari também participou de programas de entretenimento da Globo. Ela foi comentarista do esquecível Zig Zag Arena (2021), último programa de Fernanda Gentil na emissora, e que contou com o narrador Everaldo Marques e o humorista Marco Luque no elenco. O Notícias da TV procurou Hortência por telefone seis vezes durante toda a tarde, mas não obteve resposta.
Já Carlão Gouvêia era um dos comentaristas da Superliga masculina e feminina de vôlei no SporTV, e estava na Globo desde o início da década de 2010. Ele atuou nas coberturas dos Jogos Olímpicos de 2012, 2016 e 2021. Também fez transmissões da Seleção Brasileira em diversos eventos.
REPRODUÇÃO/SPORTV
Carlão do Vôlei foi demitido pela Globo
Somando nomes de bastidores e talentos, a Globo demitiu ao menos 20 profissionais nesta quinta no Esporte. Régis Rosing, o "repórter profeta", foi um dos dispensados. Ele deixou a empresa após 33 anos.
Mauricio Noriega, comentarista de jogos de times paulistas no SporTV, foi desligado após 21 anos. A emissora também mandou embora o narrador Jaime Júnior, que trabalhava em jogos de times mineiros.
Em março, a Globo já tinha demitido nomes importantes do Esporte, como Cléber Machado e Jota Júnior. Quem também rodou foram os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo, que deixaram a Globo por conta do fim da Central do Apito, quadro de comentários sobre futebol durante as transmissões.
"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa", afirmou a emissora, em nota.
"Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento", concluiu a nota.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.