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Marie Kondo

Fenômeno na Netflix, japonesa cria legião de fãs obcecados por arrumação

Reprodução/Netflix

A especialista em organização Marie Kondo ensina telespectadores a acabarem com a bagunça de suas casas - Reprodução/Netflix

A especialista em organização Marie Kondo ensina telespectadores a acabarem com a bagunça de suas casas

FERNANDA LOPES

Publicado em 13/1/2019 - 7h10

Nada no jeito tímido e contido da japonesa Marie Kondo diria que ela se tornaria uma estrela da Netflix e geraria uma onda de seguidores obcecados, além de reflexões, choros e memes. Criadora de um método de organização elogiado, Marie está à frente do reality Ordem na Casa, no ar na plataforma desde 1º de janeiro. Ao mostrar a revolução que promove na casa dos participantes, ela conquistou os telespectadores.

Marie Kondo já era uma celebridade antes do programa --ela foi contratada por sua fama, aliás. A japonesa de 34 anos é especialista em organização pessoal e escreveu quatro livros sobre o assunto. Esse material foi traduzido para mais de 40 idiomas, e a autora já vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo todo.

Em sua estreia num programa de TV, Marie aparece muito mais como uma mentora do que como apresentadora. Sem saber falar inglês, ela leva à tiracolo uma intérprete e visita casas na região de Los Angeles, no Estado da Califórnia, para ajudar as pessoas a organizarem suas bagunças.

Virou fenômeno na Netflix: alcançou um público novo e se tornou assunto nas redes sociais nos últimos dias, defendida por fãs que exibem orgulhosos suas arrumações domésticas após verem o reality show.

A princípio, no entanto, o programa não mostra nada de muito original. Ordem Na Casa é algo que o telespectador poderia facilmente encontrar no Discovery Home & Health ou no GNT, que inclusive tem um programa de organização de casa muito mais diversificado há oito anos: o Santa Ajuda, comandado por Micaela Góes.

O principal diferencial de Marie, que provocou o boom de seus livros, é a forma com que ela encara a arrumação. A especialista sugere que as pessoas olhem para cada um de seus itens de maneira sentimental, e o entretenimento do reality também se sustenta pelo fato de os participantes terem muitos, mas muitos itens, em meio a uma bagunça bizarra.

Marie ensina os telespectadores a segurarem uma roupa, um livro ou um pote na cozinha e se perguntarem: "Isso me traz felicidade?". Para o que não serve mais, ela manda que as pessoas agradeçam e joguem fora ou doem. Esse método ajuda os bagunceiros a darem um jeito na casa.

reprodução/netflix

Marie Kondo conversa com um casal de bagunceiros no quinto episódio de Ordem na Casa

Os memes e a hora de falar sério
A pergunta inusitada e a organizadora viraram alvos fáceis para a zoeira na internet. Ao mesmo tempo em que várias pessoas postavam fotos de seus armários arrumados e gavetas com roupas dobradas de acordo com o método KonMari, muitas outras faziam graça do estilo da especialista.

Viralizou no Twitter a piada de uma garota que dizia ter aplicado as lições de Marie com seus ex-namorados: agradecia e jogava fora. Já o jornal El Mundo, da Espanha, publicou um texto de humor no qual brincava que Marie era um robô e havia aconselhado seus fãs a manterem no máximo três familiares em casa.

Apesar das brincadeiras, o reality da Netflix tem a intenção de prestar um serviço de reflexão às pessoas. Marie visita a casa de norte-americanos que têm de tudo, numa clara representação de consumo desenfreado, e faz as pessoas pensarem se precisam mesmo de tantos itens materiais para serem felizes.

Ao revirar os guarda-roupas, garagens e caixas, ela também mexe com emoções guardadas e situações mal-resolvidas de seus donos. Faz os participantes repensarem suas rotinas, seus gastos e seus problemas de família. Marie mostra para seus clientes e telespectadores que dobrar uma roupa corretamente é bem mais fácil do que encarar a realidade de uma vida bagunçada.

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