Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAÍDA DA DISNEY

Fabio Sormani nega demissão da ESPN por homofobia: 'Isso jamais ocorreu'

REPRODUÇÃO/ESPN

Fabio Sormani na ESPN com um terno cinza e camisa azul

Fabio Sormani no programa Futebol 90, da ESPN; jornalista dá sua versão sobre a demissão do canal

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/10/2022 - 19h17

Demitido da ESPN no último dia 23, o comentarista Fabio Sormani nega que sua saída tenha sido motivada por homofobia. Ele chamou as acusações de infundadas. Diz que tudo aconteceu por causa de uma brincadeira com um profissional que considerava "amigo".

"Há uma distância e uma diferença enormes entre essa infundada adjetivação e a brincadeira feita com um velho companheiro de trabalho e que entendia ser meu amigo (por isso senti-me à vontade para fazê-la). A ESPN entendeu que feriu cláusulas contratuais, asseverando desrespeito e quiçá indevida, mas, repito, jamais discriminatórias", declara Sormani.

Para exemplificar sua tese, Sormani ressalta que a própria Disney não cita qualquer homofobia na nota oficial que confirmou sua saída. "A própria carta elaborada pelo Jurídico da ESPN sobre o meu desligamento não fala em trecho algum em ato homofóbico, e que isso, pois, fique bem claro para descartar narrativas excessivas sobre o ocorrido", completa.

Fabio Sormani tem mais de 40 anos de carreira no Jornalismo, com passagens pela Folha da Tarde e Folha de S.Paulo, além da revista Placar. Na televisão, foi contratado da Record, SBT, SporTV e Band. O veterano também já colaborou com o portal iG e teve experiências nas rádios Bandeirantes, Record e Jovem Pan.

Na TV paga, sua única experiência antes da ESPN havia sido no Fox Sports, em que foi comentarista do polêmico Fox Sports Rádio.

Leia a posição de Sormani na íntegra:

"Sou jornalista há 43 anos e sempre pautei minha vida pessoal e profissional regido por alguns princípios que me são muitos valiosos e valorosos: ética, verdade, respeito, retidão e moralidade.

Dentro dessa minha história, não posso aceitar a aleivosa divulgação que fui desligado da ESPN por homofobia. Isso é o que popularmente se diz fake news, o que é inaceitável.

E preferi me manifestar, porque quem cala, consente, diz o velho ditado. Por harmonizar com o secular axioma, estou aqui pedindo um minutinho de sua atenção para esclarecer os fatos.

Na sexta-feira, 23 de setembro de 2022, fui desligado da ESPN. Mas, ao contrário do que sites inveridicamente disseram, meu desligamento não se deu por homofobia. O comunicado do meu desligamento por parte da ESPN não cita, em momento algum, essa prática preconceituosa. Aliás, nem mesmo o compliance da empresa entendeu o episódio dessa maneira, ao contrário do que foi divulgado por alguns meios de comunicação.

Há uma distância e uma diferença enormes entre essa infundada adjetivação e a brincadeira feita com um velho companheiro de trabalho e que entendia ser meu amigo (por isso senti-me à vontade para fazê-la). A ESPN entendeu que feriu cláusulas contratuais, asseverando desrespeito e quiçá indevida, mas, repito, jamais discriminatórias.

A própria carta elaborada pelo Jurídico da ESPN sobre o meu desligamento não fala em trecho algum em ato homofóbico, e que isso, pois, fique bem claro, para descartar narrativas excessivas sobre o ocorrido.

O comunicado da ESPN sobre o rompimento do meu contrato, entregue aos veículos de comunicação, também não fala, em momento algum, de alguma forma de homofobia ou ilicitude. Diz o comunicado: 'O jornalista Fábio Sormani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional'.

Um dos princípios básicos do bom jornalismo é apurar corretamente os fatos. Isso jamais ocorreu; por isso, cometeram o equívoco e expuseram meu nome e minha reputação ao julgamento público por um preconceito que não possuo e por infração que eu não cometi.

Nem preciso externar, mas faço questão de fazê-lo, que passei dias horríveis. Refleti a respeito da minha carreira, minha profissão e fiquei terrivelmente abalado por conta dessa atitude dos veículos de comunicação que informaram de maneira incorreta o motivo do meu desligamento.

Aliás, sinto-me ainda assim. Minha família também sofre nesse momento. Por isso estou aqui, usando esse espaço, para clarear a situação. Repito: fui desligado da ESPN por uma brincadeira e não por homofobia. Nunca o fui, sou ou serei. E quem me conhece, sabe que faz parte do meu caráter e formação."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.