Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISPENSADO

Ex-âncora do Bom Dia Mato Grosso acredita que demissão foi ação estratégica

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Odilon Araújo em registro no estúdio do Bom Dia Mato Grosso com máscara branca no rosto e detalhes do cenário no fundo

Odilon Araújo em registro no estúdio do Bom Dia Mato Grosso; jornalista foi demitido na sexta (4)

LUÍS FELIPE SOARES

luis@noticiasdatv.com

Publicado em 7/6/2021 - 12h41

Demitido do Bom Dia Mato Grosso depois um mês e meio no ar, o ex-apresentador Odilon Araújo não sabe o que realmente motivou sua saída. O inesperado desligamento do jornalista do cargo de editor-chefe e âncora ocorreu na sexta-feira (4), depois que o programa foi ao ar no período da manhã. Ele desmentiu que houve justa causa e acredita que a opção de sua saída foi uma ação estratégica da TV Centro América, afiliada da Globo.

"Estava tudo tranquilo, normal. Não houve nenhum problema ou briga e nem foi por justa causa. Acho que foi uma posição estratégica da emissora. Talvez, na avaliação deles, esperavam um perfil diferente de apresentação e ideias. O clima era excelente e estávamos no meio de um processo de construção de um objetivo", disse ao Notícias da TV.

"Há sentimentos que precisam de certa distância da palavra estratégia, que qualquer empresa tem. Quando acontece com você é muito chato, não tem como não sentir a mudança. E ainda tem a questão da reação ao redor e a repercussão da opinião pública também", comentou o jornalista de 47 anos.

A notícia foi recebida com surpresa por Araújo e o restante da equipe. Segundo ele, todos foram muito acolhedores desde o começo e tem recebido mensagens de apoio ao longo dos últimos dias.

Minha relação com a TV é de gratidão. Apenas encerramos um ciclo, mesmo que curto. Claro que gostaria de continuar lá dentro. Creio na evolução do meu trabalho e no potencial de todos ali. Da redação, recebi muito carinho [depois da demissão]. Até me surpreendi. Sou grato a eles. Conheci pessoas e fiz amigos.

Com 21 anos de experiência em jornalismo na TV, ele deixou o posto de editor-chefe e apresentador do CNT Jornal, de Curitiba, no Paraná, em outubro. A mudança de Estado foi fechada neste ano. Em março, começou sua jornada no Bom Dia Mato Grosso, mas só passou a apresentar o telejornal no final de abril.

O Bom Dia Mato Grosso tem encontrado dificuldades em manter um âncora nos último tempos. A figura mais longeva a ocupar o cargo foi Luzimar Collares, que atuou por 14 anos e seis meses. Ela saiu do jornalístico em 2017 e, desde então, oito jornalistas já passaram pela função sem se firmar.

Araújo afirma que sabia da alta rotatividade do posto e que chegou e ouvir brincadeiras de colegas sobre ser uma proposta perigosa. Ele afirmou que não sabe dos motivos de tantas mudanças.

"Estava ciente das mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Alguns colegas comentaram que ninguém parava no cargo, mas realmente não descobri o motivo. Foi uma proposta muito legal que me apresentaram e senti total confiança quando vim. Não havia nada de errado na redação. Foi um estudo de ambos os lados para acertarmos tudo", lembrou.

Nos últimos meses, o jornalista alugou um quarto na casa um amigo localizada próxima à TV Centro América e não havia fechado um local fixo para se estabelecer em Cuiabá. Por causa da pandemia da Covid-19, conheceu pouco da nova cidade. Ele explicou que os próximos dias serão de muitas ligações e contatos para tentar definir seus passos profissionais, mas deve ficar em Cuiabá ainda por um tempo.

A edição desta segunda do Bom Dia Mato Grosso foi comandada por Tiago Terciotty, repórter da emissora. Ele costuma realizar matérias para a atração e já apresentou o jornalístico local por diversas vezes. Não se sabe se Terciotty assumirá o cargo de maneira fixa ou temporária.

O programa chamou a atenção nacionalmente em 20 abril de 2020, quando o então apresentador Douglas Belan viralizou. Ele respondia dúvidas do público sobre a pandemia da Covid-19 em Cuiabá pelo WhatsApp quando um nude de um rapaz foi ao ar. "Ai, caramba. Deixa eu pular isso. Não sei o que é", comentou na hora. Três dias depois, Belan foi demitido da TV Centro América.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.