Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUITAS EMOÇÕES...

Especial Roberto Carlos 2021 tem missão quase impossível; saiba qual

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Roberto Carlos usa um blazer branco com camisa enquanto canta em especial de fim de ano na Globo

Roberto Carlos no especial Muito Romântico, exibido em 2018: show perdeu ibope nos últimos anos

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 22/12/2021 - 7h00

Evento tão certo quanto as festas de Natal e Réveillon no calendário de fim de ano brasileiro, o Especial Roberto Carlos na Globo acontece nesta quarta-feira (22). Será o primeiro show inédito do rei para a TV desde 2018 --nos dois últimos anos, a emissora exibiu reprises. A missão do espetáculo de 2021 é não ficar marcada como a "pior da história" e reverter uma sequência de recordes negativos. Mas não será fácil.

A atração está marcada para começar às 22h20, logo após Um Lugar ao Sol. E é aí que está o problema. Tradicionalmente, o Especial Roberto Carlos depende do desempenho da trama que o antecede para ter bons índices.

No ar desde 8 de novembro, a novela das nove da Globo é a de menor ibope da faixa em todos os tempos, com menos audiência até do que as reprises transmitidas durante a pandemia. Na Grande São Paulo, principal mercado do país, o folhetim está com 22,6 pontos, 17% menos audiência do que a sua antecessora, Império, também considerada abaixo da média para a faixa.

O último show do rei com status de fenômeno de público na TV aconteceu em 2017 e foi transmitido depois de um capítulo de O Outro Lado do Paraíso --o folhetim de Walcyr Carrasco havia registrado 35,8 pontos de média naquele dia. Resultado: o espetáculo marcou 31,2 de ibope.

A partir do ano seguinte, as apresentações de Roberto Carlos passaram a despertar menos interesse. Em 2018, quando foi ao ar após a fracassada O Sétimo Guardião, o programa anotou 21,2 pontos e teve o seu recorde negativo até então --naquele dia, a trama havia anotado 25,0 pontos.

Em 2019, o especial com músicas em espanhol "roubou" a marca do ano anterior e rendeu a pior audiência em 45 anos de exibição. Foram apenas 17,5 de média, a primeira vez que registrou menos de 20 pontos. A atração foi ao ar em forma de reprise, com trechos de shows em Curitiba, Miami, Nova York, Lisboa, Madri e Londres. Antes, Amor de Mãe tinha marcado 25,4 de ibope.

No ano passado, mesmo colada em um capítulo de A Força do Querer que registrou 29,6 pontos, a reprise do show gravado em Jerusalém ficou com 18,8, o segundo especial menos visto em todos os tempos.

A média de Um Lugar ao Sol às quartas-feiras na Grande São Paulo é de 23,3 pontos. A tendência é que o especial 2021 herde um ibope abaixo da média na comparação com os anos anteriores e próximo ao de 2016, quando A Lei do Amor havia anotado 22,7 no dia do show --Roberto Carlos fez milagre e praticamente manteve o público da novela ao fechar com 21,8 pontos naquele ano.

Veja abaixo uma tabela com as audiências do Especial Roberto Carlos nos últimos cinco anos e os índices dos capítulos das novelas que o antecederam:

AnoAudiência
do Especial
NovelaAudiência
da novela
202018,8 pontosA Força do Querer29,6 pontos
201917,5 pontosAmor de Mãe25,4 pontos
201821,2 pontosO Sétimo Guardião25,0 pontos
201731,2 pontosO Outro Lado do Paraíso35,8 pontos
201621,8 pontosA Lei do Amor22,7 pontos

Show do Roberto Carlos na Globo em 2021

O especial deste ano voltou a ser gravado nos Estúdios Globo. A emissora trata a apresentação como um reencontro do artista de 80 anos com público e amigos após a pandemia.

A banda Jota Quest, Erasmo Carlos e Wanderléa, Fafá de Belém, Liah Soares, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e o casal Sandy e Lucas Lima, além de integrantes do coral Resgate Para A Vida, são os convidados da noite.

"É uma mensagem importante o Roberto Carlos voltar a fazer o especial, não existe fim de ano sem o rei. O público pode esperar muita emoção com esses reencontros em um show que está sendo feito com muito carinho e trazendo uma mensagem de esperança", vendeu o diretor artístico do Especial Roberto Carlos, LP Simonetti, em comunicado divulgado à imprensa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.