Pesadelo na Cozinha

Erick Jacquin enfrenta trauma da carreira e volta a restaurante que deixou falir

Divulgação/Band

O chef Erick Jacquin durante o episódio desta quinta (6) do Pesadelo na Cozinha, da Band - Divulgação/Band

O chef Erick Jacquin durante o episódio desta quinta (6) do Pesadelo na Cozinha, da Band

REDAÇÃO - Publicado em 06/04/2017, às 05h44

Conhecido como grosso e mal-educado, Erick Jacquin mostrará seu lado sensível e abrirá o coração no episódio desta quinta-feira (6) de Pesadelo na Cozinha. Para aconselhar os donos de um restaurante, o chef enfrentará o grande trauma de sua carreira. Ele voltará pela primeira vez ao local onde funcionou seu antigo restaurante, que fechou em 2013, e usará sua história de fracasso como exemplo para os cozinheiros que participam do reality.

Jacquin levará Ari e Vinicius Gonzales, pai e filho que tentam administrar um estabelecimento em crise, para visitar o imóvel que serviu ao Le Brasserie, que comandou durante nove anos no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo. Um dos restaurantes mais premiados do país, fechou as portas com uma dívida milionária.

"Nesse muro tinha meu nome. Esse aqui foi meu restaurante, gente. Nunca mais voltei aqui. Esse aqui foi o sonho da minha vida. Era um restaurante gigante, eu tinha 90 funcionários. Começava a trabalhar às 4h30 da manhã, todo dia. Ia ao Ceasa, comprava o peixe, as flores. A gente fazia absolutamente tudo", dirá o chef, emocionado.

"Eu não fechei por falta de qualidade. Eu não fechei porque os clientes reclamavam. Eu fechei porque não tinha clientes suficientes, com certeza. E porque tudo subiu, aluguel subiu, foi para R$ 60 mil por mês. Em vez de fechar por falarem: 'Ah, o restaurante é uma merda, é ruim', eu decidi fechar antes para evitar isso", explicará.

Pai e filho ficarão muito abalados com o relato. Ari principalmente: proprietário do restaurante Sal e Pimenta, ele já tinha decidido fechar a empresa, mas viu uma nova possibilidade de o negócio prosperar pelas mãos de seu filho, que também segue carreira como chef. Será preciso, no entanto, modificar uma série de aspectos no local, como atendimento e qualidade da comida.

Jacquin incentivará os dois a não desistirem do negócio e estimulará que Vinicius tome as rédeas da situação. "Graças a Deus [meu] restaurante foi quebrado, explodiu. [Porque] Se tivesse outro cara cozinhando no meu lugar, dentro da minha cozinha, eu ficaria louco. Agora essa é a minha história, mas e você? Você é o futuro do [seu] restaurante", afirmará.

Divulgação/band

Jacquin dá conselhos a Ari e Vinicius Gonzales, personagens do episódio desta quinta-feira

Chef repaginado
A escolha de Jacquin para apresentar o Pesadelo na Cozinha foi questionada antes da estreia do programa, justamente pelo fato de o chef ter fracassado em seu próprio restaurante e precisar orientar outros proprietários a melhorarem seus negócios.

O francês não nega que cometeu muitos erros no Le Brasserie e afirma que está pagando por alguns deles até hoje (como dívidas e processos trabalhistas). No entanto, ele acredita que aprendeu o suficiente para dar bons conselhos e entender que, hoje, faria tudo diferente.

"Lá, eu comecei comandando um barco com 90 funcionários. Se eu abrir algo [agora], seremos eu, minha mulher e dois amigos. E nunca abriria às segundas-feiras [para poder descansar]. No meu restaurante, eu xingava, mandava a pessoa embora e levava um processo trabalhista. Hoje, faço tudo isso e eles ainda me pagam", brincou Jacquin, em entrevista no lançamento do programa.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou de Órfãos da Terra?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook