Bonitão do Encontro

‘Encontrei carinho das mulheres’, diz o 'Doutor Colírio' de Fátima Bernardes

Reprodução/Globo

Fernando Gomes Pinto durante o Encontro com Fátima Bernardes, da Globo - Reprodução/Globo

Fernando Gomes Pinto durante o Encontro com Fátima Bernardes, da Globo

FERNANDA LOPES - Publicado em 06/06/2016, às 05h29

Toda terça-feira, milhares de mulheres têm um motivo especial para assistir ao Encontro com Fátima Bernardes: a participação do neurologista Fernando Gomes Pinto, 41 anos. A informalidade e os atributos físicos fizeram do médico um sucesso de público. Nas redes sociais, nas quais aparece surfando, correndo e fazendo musculação, ele é chamado de "Doutor Colírio" e de "lindão". Tem quase um milhão de seguidores no Facebook e Instagram _números superiores aos de muitos atores. Nos bastidores da Globo, é tietado por atrizes famosas.

O médico bonitão, no entanto, não se vê tratado como um popstar qualquer e não se incomoda com o assédio. "A maior parte do público que assiste a Fátima [Bernardes] é feminino. Encontrei um carinho bastante grande [das mulheres], nunca tive uma abordagem que fosse desrespeitosa. As pessoas começam a prestar atenção na imagem, é um processo natural. Uma coisa é ser famoso porque tem um rosto bonito. Outra coisa é perceber que tem um compromisso social grande de levar informação de qualidade para a população de uma forma fácil, que todo mundo possa entender. Então não me incomoda [o assédio], só vejo com carinho", declara.

Quando fez sua primeira participação no Encontro, em 2013, Gomes foi convidado apenas para falar sobre memória, um dos temas que ele estuda como docente da Faculdade de Medicina da USP. Sua participação foi bem recebida tanto pela equipe do programa quanto pelo público. O neurologista foi convidado para mais um Encontro e logo depois assinou contrato com a emissora. Uma vez por semana, ele viaja de São Paulo ao Rio para falar sobre saúde e comportamento na TV.

Reprodução/twitter

Carolina Ferraz, Ellen Roche e Malu Mader tietam Fernando Gomes no Encontro de terça (31)

A oportunidade foi muito favorável para os negócios do médico, que é pai de quatro filhos. Hoje, além da dar aulas e fazer TV, faz parte da equipe de neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa, abriu um consultório no Rio de Janeiro e continua dando expediente em São Paulo. Para administrar a vida profissional, o neurologista conta com uma equipe de "pelo menos" 15 pessoas, entre assessores e colegas cirurgiões.

Na TV, Fernando Gomes também diversificou suas atividades. Ele participou no ano passado das gravações do reality show Os Incríveis – O Grande Desafio, do canal pago National Geographic, em que participantes superdotados competiam por um prêmio de R$ 100 mil. Há duas semanas, passou a responder dúvidas de saúde do público diretamente no site oficial do Encontro com Fátima Bernardes.

Os conselhos médicos não são um pedido só dos telespectadores. Quando o Encontro termina, Gomes frequentemente é abordado pelos próprios convidados. "Encaro o programa como uma festa, uma reunião em que Fátima é a anfitriã. Existem pessoas lá que têm um papel na sociedade. A gente bate papo, as pessoas sempre vêm perguntar. Por exemplo, conversei com Antonio Fagundes em um programa sobre memória, a gente sabe que ele tem uma memória espetacular. Quando a Ivete Sangalo foi, conversamos sobre como é o comportamento de uma pessoa quando atinge o grau de fama dela", conta.

Sociável no ar, nos bastidores e nas redes sociais, Dr. Fernando fala sobre saúde para 780 mil pessoas em sua página oficial no Facebook _mas sempre com o cuidado de não transformar o perfil em um consultório, prática proibida pelo Conselho Regional de Medicina. Tem outros 160 mil seguidores no Instagram.

Com explicações simples sobre o corpo humano e publicações em tom pessoal, ele acredita que a química entre camaradagem e informação tem funcionado. "É a postura que tento passar mesmo. O médico é um ser como qualquer outro, a gente também tem vida social", afirma.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook