Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Santa Receita

Em TV nanica, Claudete Troiano dá aula de marmita e cutuca Sonia Abrão

Divulgação/TV Aparecida

A apresentadora Claudete Troiano no cenário do Santa Receita, programa que comanda há quatro anos - Divulgação/TV Aparecida

A apresentadora Claudete Troiano no cenário do Santa Receita, programa que comanda há quatro anos

FERNANDA LOPES

Publicado em 8/4/2018 - 7h42

Há quatro anos na TV Aparecida, Claudete Troiano ganha dinheiro e ajuda suas telespectadores a fazerem o mesmo exibindo aulas de profissionalização no preparo de salgadinhos, doces e marmitas. A apresentadora de 64 anos diz que ignora os baixos números de audiência da emissora católica. O importante é a fila de anunciantes de sua atração, o Santa Receita. E cutuca a "concorrente" Sonia Abrão, da Rede TV!.

"Quando eu comecei a fazer merchan, era muito criticada. A Sonia Abrão trabalhava no [jornal] Notícias Populares e eu cansei de levar nota zero dela porque fazia merchan. Olha a Sonia hoje, faz merchan pra caramba", lembra a ex-TV Gazeta.

"Merchandising é um formato que não se desgasta e tem grande força comercial. Hoje, tem fila de cinco meses para anunciar no meu programa, está totalmente vendido faz tempo. Pra mim, essa é uma das provas de que programa feminino dá certo, tem audiência e credibilidade", afirma.

Apesar da carreira de sucesso em programas femininos, Claudete conta que gostaria de ter um talk show nos moldes do que Hebe Camargo (1929-2012) fazia no SBT.

"Acho que dou tão certo nesse tipo de programa [feminino] que vai ser difícil me tirarem dele. Sabe atriz que funciona em um papel e volta e meia você a vê num semelhante em outras novelas? Televisão tem muito disso, às vezes impede que você conheça outros talentos da pessoa", analisa.

"Mas eu gostaria de ter um programa à noite, uma vez por semana. Nessa casa agora seria até um prêmio, um presente, ter um programa com entrevista, com informação. Principalmente com a saída da Hebe da TV, acho que ficou uma lacuna. Não quero ser a nova Hebe, mas acho que ela é uma prova de que esse tipo de programa dá muito certo", afirma.

Hoje, a atração que Claudete comanda na TV Aparecida é vespertina. Apesar de se chamar Santa Receita, ela também apresenta conversas com médicos sobre problemas de saúde, dicas de mecânica de carros, reportagens de eventos e, eventualmente, recebe convidados musicais.

"A intenção do nome do programa é que tudo na vida, uma informação, um ensinamento que você recebe, pode ser uma receita. Temos essa vontade de agregar, acrescentar, fazer algo que efetivamente pode mudar a vida de alguém pra melhor. Estamos focados em tentar ajudar as pessoas de alguma forma", explica.

divulgação/tv aparecida

O chef Roberto Augusto e Claudete Troiano durante curso de marmita no Santa Receita

Os cursos intensivos são realizados uma vez por mês, sempre na primeira semana, de segunda a sexta. Claudete conta que até já ajudou telespectadoras a superarem o desemprego com suas aulas.

"Ensinamos como arrumar marmitas pra quem quiser vender, dando todas as informações de embalagem, de peso, de valores. Já demos [curso] também de bolo de pote, de ovos de Páscoa, salgadinhos de festa. Ficamos de olho no mercado, no que pode ser uma boa oportunidade de vender. O que mais me gratifica é saber que muitas pessoas que fazem os cursos realmente vendem [comidas] e dão um retorno disso, de que melhoraram de vida", diz.

Formato relevante
A apresentadora começou a carreira em programas femininos em 1980, no Mulheres, da Gazeta, e já passou por Manchete, Band, SBT e Record com outras atrações do tipo. Ela defende que o formato de programas femininos pode até ser antigo, mas continua relevante.

"Hoje eu vejo no É de Casa [da Globo] um monte de pautas que eu já fiz. Também já vi no Encontro. Porque as pautas se reciclam, podem ser feitas de outro jeito. O modo de passar informação é diferente de um programa para outro, mas não considero um modelo antiquado, muito pelo contrário. E é um público cada vez mais com poder aquisitivo, que decide a compra. É um tipo de programa que vende bem."

Claudete foi para a TV Aparecida em 2014, depois de passar dois anos fora do ar ao sair da Gazeta. Ela foi convidada para apresentar o Santa Receita e hoje passa três dias da semana em Aparecida, no interior de São Paulo, para gravar o programa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.