Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RICHARD VAUN

Em reestruturação, SBT demite diretor conhecido como 'assessor' de Silvio Santos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e SBT

Montagem com uma foto de Richard Vaun, que usa camisa social azul, cordão de crachá roxo e óculos de sol na cabeça; e outra de Silvio Santos em seu programa no SBT

Richard Vaun em foto das redes sociais e Silvio Santos no SBT; diretor foi demitido da emissora

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/1/2025 - 9h23

O SBT dispensou o diretor holandês Richard van Esch, também conhecido como Richard Vaun, que tinha quase 23 anos na casa. Ele era próximo de Silvio Santos (1930-2024) e chegou a receber a alcunha de "assessor do acionista". O profissional foi uma espécie de "braço direito" do apresentador no âmbito empresarial, o representando em feiras internacionais e ajudando a garimpar novos formatos e atrações para a emissora.

Vaun continuava no cargo de diretor de aquisições, mas, de acordo com o SBT, foi desligado por causa das mudanças na empresa. A demissão foi confirmada pela rede em nota ao jornalista Flávio Ricco, do portal Leo Dias. "[A demissão] Faz parte da reestruturação artística e operacional em andamento na emissora desde o ano passado."

O diretor não se pronunciou publicamente pelo ocorrido. A conta do executivo no Instagram é privada, e ele ainda consta como funcionário da emissora no LinkedIn. No cargo, o próprio holandês se define como "assessor do acionista".

Em 2020, o Notícias da TV apurou que as funções dele não eram claras para executivos da emissora, que o reconheciam apenas como "uma pessoa da extrema confiança de Silvio Santos". O diretor, no entanto, não era o mais bem-quisto da alta cúpula.

Van Esch costumava representar a emissora nas viagens internacionais a feiras de formatos de programas e quadros e analisava seus potenciais para emplacá-los na grade.

Em 2022, ele visitou a MipCancun, feira dedicada a produtos latino-americanos e hispânicos dos EUA. Em maio de 2024, ele foi ao evento no exterior LA Screenings em busca de um formato de programa de confinamento que combinaria com o SBT. 

O diretor foi responsável por levar à emissora o formato do Alarma TV, telejornal de conteúdo duvidoso da Estrella TV, emissora norte-americana que produz entretenimento para o público hispânico dos Estados Unidos. Assassinatos à queima-roupa, mulheres de fio dental esfregando as nádegas na câmera e até cenas de escatologia foram exibidos no dito jornalístico.

O WWE Raw, programa de luta livre, foi importado por Vaun na mesma época. A audiência do SBT despencou no horário dos programas, mas o executivo conseguiu convencer Silvio Santos a mantê-los no ar, testando diferentes horários. No fim, precisou cantar derrota.

Ele ainda criou o Notícias Impressionantes, apresentado inicialmente por Chris Flores. O programa era uma versão levemente menos apelativa do Alarma TV. Ele chegou a entrar no ar por um dia no lugar do Triturando, foi rejeitado pela audiência e também acabou escondido na madrugada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.