'PALHAÇADA?'
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Rinaldi Faria com os palhaços Patati Patatá; ele foi chamado para ajudar SBT a levantar ibope
Em uma crise sem precedentes, o SBT convocou o empresário Rinaldi Faria para prestar consultoria para a emissora. Responsável por transformar a marca Patati Patatá em fenômeno nacional, ele foi chamado para tentar ajudar a levantar os números de audiência e a tornar a empresa mais eficiente economicamente.
A informação de que Rinaldi Faria já frequenta os corredores do SBT na rodovia Anhanguera foi dada em primeira mão pelo colunista Flavio Ricco, do Portal Leo Dias, e confirmada pelo Notícias da TV com fontes na emissora.
O empresário não fará parte do conselho da emissora, que se reúne regularmente para analisar a programação e a estrutura da TV. A reportagem apurou que ele será um consultor e ajudará na geração de eficiência e resultados (econômicos e em audiência) dos produtos do SBT.
Faria é fã declarado de Silvio Santos (1930-2024) e sonha em repetir os passos do comunicador --ele se inspirou no programa de auditório do ícone para comandar o Nossa Noite (2018), na Gazeta. Também comprou uma casa em Celebration, na Flórida (EUA), para ser vizinho do dono do SBT.
O empresário mantém boa relação com a direção da emissora há mais de uma década, desde que a dupla Patati Patatá foi contratada para apresentar o Carrossel Animado (2007-2017) e o Bom Dia & Companhia (1993-2022). Apesar de o contrato ter sido encerrado, eles saíram com portas abertas.
Evangélico e propagador da palavra do Senhor --em seu perfil no Instagram, ele se define como "grato e temente a Deus"--, Rinaldi Faria também caiu nas graças das filhas de Silvio por aliar empreendedorismo e fé, uma receita que já levou o coach Paulo Vieira ao círculo íntimo das Abravanel.
Procurada pela reportagem, a assessoria do SBT preferiu não se pronunciar sobre o papel que Rinaldi Faria assumirá nos bastidores da emissora.
Curiosamente, Rinaldi Faria é dono da Rede Mais Família, emissora nanica que poderia ser considerada uma "concorrente" do SBT. Ele é apresentado como sócio-administrador da TV, pertencente ao Grupo Patati Patatá. Por lá, comanda com o teólogo Gabriel Nascimento o programa diário Entre Nós.
A história de Faria, assim como a de Silvio Santos, é de superação. Enquanto o dono do SBT foi de camelô a comunicador com um império de mídia, Rinaldi superou um acidente fatal para construir sua nova vida.
Ele começou sua carreira na década de 1980 como integrante do quarteto Patati Patatá, que contava com os palhaços Tuti-Fruti e Pirulito, o mágico Alacazam e a garota Pupy. Os quatro se apresentavam em circos e escolas e faziam relativo sucesso.
Mas, em 1985, um acidente de carro matou os palhaços e Pupy. Rinaldi assumiu o controle do nome Patati Patatá, reformulou os palhaços para o visual que eles têm hoje e fez a marca milionária.
A tragédia também despertou o lado espiritual de Rinaldi Faria, que virou pastor. No YouTube, é possível assistir a pregações e testemunhos religiosos do empresário.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.