Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOLTA AO PASADO

Em queda livre no Ibope, Ratinho apela para baixarias e volta a exibir bizarrices

REPRODUÇÃO/SBT

Ratinho em seu programa no SBT

Ratinho em seu programa no SBT: apresentador vai voltar a produzir reportagens bizarras

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2022 - 6h30

Com a audiência em baixa no horário nobre do SBT, Ratinho decidiu voltar às origens. O programa voltará a ter reportagens bizarras para impressionar o público, tática era uma marca registrada do seu auge como apresentador, no fim da década de 1990 e início dos anos 2000. Na época, o apresentador ganhava frequentemente da Globo no ibope.

Segundo apurou o Notícias da TV, o apresentador quer colocar a ideia em prática no ano que vem, mas a equipe ainda não começou a produzir as reportagens --o que deve acontecer a partir de fevereiro. Nesta semana, serão finalizadas gravações de programas inéditos, que irão ao ar no fim de ano e em janeiro.

Ratinho quer deixar o programa mais quente e factual, intercalando com os quadros que tem dado certo. O Gol Show, por exemplo, vai seguir no ar às terças.

A novidade é que histórias populares e com potencial para causar impacto na audiência e nas redes sociais ganharão destaque. O apresentador vai usar a estrutura que tem hoje, como sua uma rede de rádios, para garimpar casos bizarros.

Mas a qualidade, se depender do apresentador, em nada vai lembrar seus áureos tempos de 20 anos atrás. Ratinho quer que as reportagens tenham produção e fotografia caprichadas, com qualidade próxima ao que é oferecido nos catálogos de streaming --que também têm aproveitado o filão de casos reais.

Em entrevista ao Fofocalizando, no início deste mês, Ratinho deu um spoiler da novidade que pretende apresentar. "Nosso programa vai voltar a fazer algumas reportagens impressionantes, diferentes. Coisas que eu fazia há 15, 20 anos atrás. Vou voltar a fazer. Mas de um jeito mais moderno, de um jeito mais moderno, mais bem feito", disse.

Mudança por audiência

Apresentar uma novidade na atração faz parte da tentativa de virar o jogo na audiência. Desde 2019, Ratinho vive uma crise de ibope, ainda que consiga rivalizar na vice-liderança com a Record, principalmente quando não bate de frente com A Fazenda. Neste ano, sua média é de 4,7 pontos na Grande São Paulo. 

Em 2018, entre os paulistas, a atração comandada por Carlos Massa havia fechado com 9,4 pontos de média anual, o índice mais alto desde 2003. No ano seguinte, a audiência do Programa do Ratinho caiu para 8,7; depois, foi para 6,2. Em 2021, foi de 5,4.

Ou seja, a queda é de 4,7 pontos de média em três anos. Record e Globo não cresceram no horário da atração de auditório, o que mostra que quem assistia ao Ratinho simplesmente "derreteu" ou foi fazer alguma outra coisa da vida.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.