Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

THE WINNER IS

Em crise de audiência, Ratinho apela para formato do criador do Big Brother

REPRODUÇÃO/SBT

Ratinho com um terno azul e uma camisa quadriculada azul claro ao comandar o quadro Mesa do Ratinho

Ratinho em seu programa no SBT: apresentador compra formato para tentar salvar audiência

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2022 - 6h40

Em uma de suas piores crises de audiência na carreira, Carlos Massa, o Ratinho, vai apelar para um formato do mesmo criador do Big Brother para subir seu ibope. No próximo mês de março, o apresentador estreia o The Winner Is em seu programa no SBT. O quadro é uma mistura de The Voice Brasil com Topa ou Não Topa, outros dois programas bem-sucedidos na TV brasileira.

Segundo apurou o Notícias da TV, a compra foi feita pelo próprio Ratinho, por indicação de seus produtores para tentar melhorar os números e fazer frente à Record na disputa pela vice-liderança. Os resultados considerados satisfatórios do Wall Duet Brasil, outro show estrangeiro comprado por ele recentemente, o inspirou a ir atrás de mais uma novidade no mercado gringo.

O The Winner Is foi criado por John De Mol, magnata fundador da Endemol, que idealizou o reality de maior sucesso da Globo, e mostra uma competição musical entre dois cantores amadores que se apresentam para uma plateia de cem pessoas, mais um cantor reconhecido no mercado musical, que vira uma espécie de juiz soberano.

Depois de cada duelo, o júri vota, e os candidatos vão para o tudo ou nada. Ao candidato é oferecida uma quantia em dinheiro. Sem saber como o júri votou, eles têm que decidir: o dinheiro ou a chance de passar de fase. Os candidatos podem pedir para saber um dos votos dados pelos jurados para ajudar na decisão. Se o candidato aceitar o dinheiro, sai automaticamente e dá lugar ao próximo competidor.

Após a decisão, a personalidade famosa da música opina sobre as apresentações e revela seu voto. Na sequência, o júri dá o seu veredito. Na finalíssima, os telespectadores também votam. O grande vencedor costuma receber um prêmio em dinheiro e um contrato com uma gravadora.

Ratinho vai adaptar a ideia para algo com menos orçamento. Mas ele está animado e tem citado a estreia em seus programas algumas vezes. Na semana passada, chegou a convidar uma cantora que se apresentou em sua atração para retornar no novo quadro.

Curiosamente, o The Winner Is não é um formato novo no SBT. Ele já foi usado algumas vezes, com várias adaptações e limitações, por Silvio Santos. O nome usado era Torneio Musical. Foram várias temporadas usadas como um quadro, sem uma periodicidade certa.

Os movimentos de Ratinho para ganhar pontos de audiência se explica pela queda nos últimos três anos. Desde 2019, a redução foi de 42,6% dos telespectadores. Em 2018, entre os paulistas, a atração comandada por Carlos Massa havia fechado com 9,4 pontos de média anual, o índice mais alto desde 2003.

No ano seguinte, a audiência do Programa do Ratinho caiu para 8,7; depois, foi para 6,2. Por fim, em 2021, foi de 5,4 --queda de 4,0 pontos de média em três anos. Record e Globo não cresceram no horário da atração de auditório, o que mostra que quem assistia a Ratinho simplesmente "derreteu" ou foi fazer alguma outra coisa da vida.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.