Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RIVAIS COM MAIS AUDIÊNCIA

Em conflito com a Globo, Palmeiras é o time que dá menos ibope em 2019

CESAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

Borja e Gustavo Scarpa em jogo do Palmeiras exibido pela Globo em 2019: time foi o que menos deu audiência no ano - CESAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

Borja e Gustavo Scarpa em jogo do Palmeiras exibido pela Globo em 2019: time foi o que menos deu audiência no ano

GABRIEL VAQUER e VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 26/4/2019 - 18h34

Ainda sem acordo com a Globo para a transmissão de seus jogos do Campeonato Brasileiro na TV aberta e no pay-per-view, o Palmeiras não empolgou a audiência em 2019. Em comparação com os maiores rivais, Corinthians e São Paulo, as partidas do Alviverde transmitidas pela emissora são as que têm a pior média no Ibope da Grande São Paulo no ano.

O Palmeiras teve seis jogos exibidos pela Globo desde janeiro, com média de 22,9 pontos. Finalistas do Campeonato Paulista, com os dois confrontos mais vistos do ano, Corinthians e São Paulo apresentam resultados superiores. O Alvinegro teve 13 transmissões, com 26,8 pontos de média; já o Tricolor registrou 25,5 pontos de média em nove partidas na TV aberta. 

Desconsiderando os clássicos, o Palmeiras continua atrás dos rivais na audiência: 20,9 pontos em cinco jogos, contra 21,0 do São Paulo também em cinco partidas e 24,6 do Corinthians com nove transmissões. Cada ponto equivale a 73.015 domicílios na Grande São Paulo.

Mesmo sendo o único entre os três clubes na Libertadores, o Palmeiras não conseguiu bons resultados nem às quartas-feiras, dia em que os jogos da competição mais importante do futebol sul-americano são exibidos pela Globo.

A emissora transmitiu dois confrontos da equipe na competição. Em 10 de abril, contra o Junior Barranquilla (Colômbia) no Allianz Parque, o jogo teve média 23,2 pontos na Grande São Paulo. Em 6 de março, contra a mesma equipe, o resultado foi pior ainda: 22,1 pontos.

O queridinho do torcedor às quartas é o Corinthians, que tem os três jogos de maior audiência no meio de semana: contra Ferroviária (28,9), Chapecoense (28,8) e Avenida (26,6).

O Palmeiras também teve o jogo menos visto na Globo no meio de semana em 2019. Em 27 de fevereiro, o confronto contra o Ituano pelo Campeonato Paulista registrou apenas 17,4 pontos no Ibope. Foi o pior resultado do futebol na emissora em uma quarta em dois anos e meio.

Mas tem uma explicação. No mesmo horário, a RedeTV! exibia com exclusividade um jogo do Corinthians pela Copa Sul-Americana. A partida contra o Racing não bateu a Globo, mas conseguiu bons resultados para a emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho: 10,1 pontos de média, com picos de 16,3 pontos. Foi a maior audiência da RedeTV! desde abril de 2011.

Conflito do Palmeiras com a Globo

As conversas da Globo com o Palmeiras tiveram pequenos avanços nos últimos dias. A emissora e o Alviverde, quando seus representantes não se encontraram pessoalmente, se falaram diariamente por outros meios. As negociações estão sendo tocadas pessoalmente por Fernando Manuel Pinto, diretor de gestão do futebol no Esporte do Grupo Globo, e Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras.

Ambos os lados entendem a necessidade de um acordo rápido, já que há perda de dinheiro para todos os envolvidos. A Globo ofereceu R$ 100 milhões em luvas diluídas no contrato, entre este ano e 2024. O Palmeiras até concorda com o valor, o mesmo pago pela Turner quando assinou o vínculo para a TV paga, em 2016, mas quer suas exigências (ou parte delas) atendidas.

O Palmeiras exige garantia de exibição de jogos em TV aberta no Campeonato Brasileiro. Além disso, quer uma porcentagem fixa de pay-per-view, assim como Corinthians e Flamengo têm. O Timão e o Rubro-Negro recebem 18,5% fixos do montante arrecadado. O Palmeiras quer entre 15% e 16%.

No início da semana, foi-se colocada a possibilidade de negociação por jogo, a depender da necessidade da Globo e do clube paulista. Ambas as diretorias preferiram descartar isso e focar num final definitivo.

Já se admite fechar um negócio durante o campeonato. Uma assinatura antes de amanhã (27), quando começa o Brasileiro, parace cada vez menos provável.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.