FIGURAÇÃO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Jornalistas da Globo se abraçaram duas vezes durante JN de quarta (24): encenação gravada
GABRIEL VAQUER
Publicado em 26/4/2019 - 6h15
Uma falha da Globo na edição de quarta-feira (24) do Jornal Nacional revelou um truque da emissora para não correr riscos de mostrar imagens indevidas na vinheta de transição do telejornal para os comerciais. Foram ao ar duas vezes a mesma cena de pessoas conversando na Redação que hospeda o cenário do JN desde 2017. Sem querer, a Globo revelou que encena e grava essas vinhetas de passagem com antecedência.
O Notícias da TV apurou que a gravação antecipada, assim como a da escalada (as manchetes), reduz riscos de exibição, hipoteticamente, de algum gesto de protesto de (ex-)funcionário, de jornalistas correndo para fechar o telejornal ou um espaço completamente vazio.
A falha ocorreu na ida para os comerciais do JN, que foi apresentado por Rodrigo Bocardi e Renata Vasconcellos. Em duas vezes seguidas, foram apresentadas imagens iguais: pessoas na Redação e o endereço do site do telejornal.
O equívoco é perceptível pela reação das pessoas que estavam no ambiente. Três jornalistas se abraçavam do mesmo jeito nos dois primeiros intervalos do JN.
As gravações para vinhetas de intervalo e escalada do Jornal Nacional são feitas com antecedência também porque a Redação não costuma ficar cheia à noite nem ter gente trabalhando de forma intensiva.
Todos os dias, pessoas de todos os lugares da Globo vão para a newsroom do JN, para se ter a impressão de um local mais vivo, como publicou o Notícias da TV em 2017. Até mesmo Mariano Boni, diretor-executivo de jornalismo na ocasião, já foi figurante de luxo.
Assim que os âncoras anunciam as principais notícias da edição e começa a tocar o tema do noticiário, uma câmera instalada em uma grua percorre boa parte da nova Redação do Jornalismo no Rio, mostrando jornalistas trabalhando (ou não) no cenário.
Procurada, a Globo não se manifestou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.