NOVO APITO

Globo tira comentarista de arbitragem da ESPN Brasil após perder Leonardo Gaciba

DIVULGAÇÃO/CBF

Sálvio Spinola é ex-árbitro de futebol; destaque na ESPN, ele foi contratado pela Globo - DIVULGAÇÃO/CBF

Sálvio Spinola é ex-árbitro de futebol; destaque na ESPN, ele foi contratado pela Globo

GABRIEL VAQUER - Publicado em 16/04/2019, às 15h08

A Globo contratou nesta terça-feira (16) o ex-árbitro de futebol Sálvio Spínola Fagundes Filho, que até ontem era o único comentarista de arbitragem na ESPN Brasil. Spínola será o novo membro da Central do Apito, junto com os ex-colegas de profissão Paulo César de Oliveira e Sandro Meira Ricci.

O novo contratado só estreará na emissora no começo do Campeonato Brasileiro, no fim deste mês. No próximo fim de semana, nas finais dos campeonatos estaduais, ele ainda atuará na ESPN.

A Globo desfalcou a concorrente depois de ter sofrido um golpe na semana passada, quando perdeu para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o comentarista Leonardo Gaciba.

Gaciba estava na Globo desde 2011, mas decidiu aceitar o convite para ser chefe da Comissão de Arbitragem da CBF. Spínola estava na ESPN desde 2013 e era elogiado nas redes sociais por ser sincero, porque chegou a admitir no ar os próprios erros da carreira. Internamente, ele era bastante querido pelos colegas, inclusive por ex-jogadores.

Sálvio foi árbitro de futebol entre 1996 e 2011. Pertenceu ao quadro oficial da Fifa, na elite mundial da arbitragem, e apitou grandes jogos, como a final do Campeonato Paulista de 2003 e as finais da Copa América e da Copa do Brasil de 2011.

Além de deixar o canal esportivo da Disney, para trabalhar na Globo Sálvio terá de abrir mão do cargo de consultor no Internacional de Porto Alegre

Arnaldo Cezar Coelho

Desde o fim da Copa do Mundo na Rússia, a Globo decidiu não ter um sucessor direto para Arnaldo Cezar Coelho, que se aposentou no fim do ano passado. Nenhum ex-árbitro vai mais ao estádio. Eles ficam nos estúdios, onde têm mais recursos tecnológicos.

A ideia é aproveitar o advento do árbitro de vídeo, o VAR, e usar as imagens da emissora da melhor forma possível. O novo formato tem agradado ao telespectador e reduzido os custos de transmissões do futebol.

Além de Ricci e PC de Oliveira, a Globo tem Márcio Rezende de Freitas como ex-árbitro em seus quadros, mas este último só comenta em jogos transmitidos pela Globo em Minas Gerais.

Procurada, a ESPN Brasil confirmou o pedido de demissão de Spínola e informou que ele fica à disposição do canal até segunda-feira (22). A Globo não se manifestou

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou de Órfãos da Terra?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook