Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1982, repórter conquistou as madrugadas com travestis e artistas

Reprodução/TV Gazeta

Goulart Andrade (à direita) durante reportagem no extinto presídio do Carandiru, em programa na TV Gazeta - Reprodução/TV Gazeta

Goulart Andrade (à direita) durante reportagem no extinto presídio do Carandiru, em programa na TV Gazeta

THELL DE CASTRO

Publicado em 12/7/2015 - 9h09

A madrugada paulistana conquistou a televisão em 1982. O jornalista Goulart de Andrade, que já atuava na TV desde os anos 1960 e apresentava na rádio Globo o programa São Paulo Zero Hora, implantou na TV Globo um programa que mostrava, em pílulas, o outro lado da metrópole que nunca dorme, com seus interessantes personagens, muitas vezes ilustres desconhecidos, como travestis, além de artistas. Batizado inicialmente de Plantão da Madrugada, nascia o Comando da Madrugada, em que Andrade, hoje com 82 anos, faria sucesso com o bordão "vem comigo" e o estilo gonzo, em que o jornalista também é personagem da notícia.

O Plantão da Madrugada foi ao ar pela primeira vez em 1º de maio daquele ano, com curtas entradas durante os intervalos dos filmes exibidos nas madrugadas de sábado e domingo. As cerca de oito participações eram gravadas previamente, mas, com o tempo, algumas passaram a ser transmitidas ao vivo.

"A ideia é mostrar na TV o que o próprio Goulart já havia feito com sucesso no rádio: Falar da vida noturna paulistana, por onde transitam cerca de 2 milhões de pessoas", explicou a Folha de S.Paulo no dia da estreia. "'Uma população correspondente à terceira cidade do país'", justificou Goulart de Andrade. "E você é obrigado a reproduzir para essa gente o seu próprio comportamento. E informá-la sobre o que acontece na cidade".

O apresentador, que também dirigia a atração, começou a buscar material para os boletins apenas 20 dias antes da estreia.

Para se ter uma ideia do conteúdo variado e inusitado para a época, no primeiro dia foram exibidas as seguintes atrações: uma discoteca da zona leste, vários travestis presos em uma delegacia da Vila Sônia, o baile do Som de Cristal, a elaboração de um jornal, da pauta até às bancas, conversa com um desenhista na esquina das avenidas Ipiranga e São João e entrevista com Jânio Quadros, que viria a ser prefeito da cidade.

A atração logo caiu no gosto dos notívagos. Assim a revista Veja de 19 de maio de 1982 descreveu o Plantão da Madrugada: "O resultado da dosagem é eficiente e consegue prender a atenção. Além do mais, ele já conseguiu algumas confissões que dificilmente seriam obtidas em outro horário. Tanta agilidade é surpreendente para um horário em que a programação é quase sempre apática e desprovida de notícias".

Em 1983, o programa mudou de nome, incorporando seu título mais conhecido: Comando da Madrugada. E, em agosto daquele ano, deixou a Globo e migrou para o SBT, onde era exibido nas madrugadas de sábado para domingo, após o Viva a Noite de Gugu Liberato.

O Comando da Madrugada, sempre com o mesmo formato, mas também com outros títulos, como Novo Comando da Madrugada e Programa Goulart de Andrade, também passou por emissoras como Manchete, Band, Gazeta e Record News. O jornalista também passou pelo Repórter Record, da Record, e pelo SBT Repórter, do SBT, entre outros.

Atualmente, Goulart de Andrade comanda na própria Gazeta o Vem Comigo, em que alunos da Faculdade Cásper Líbero revisitam reportagens de seu vasto acervo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.