MEMÓRIA DA TV
REPRODUÇÃO/SBT
Silvio Santos teve a estratégia de distribuir prêmios copiada pela Globo, mas não funcionou
Publicado em 18/7/2021 - 6h20
Entre 1976, com a saída de Silvio Santos, e 1989, com a contratação de Fausto Silva, a Globo buscou inúmeras saídas para recuperar a audiência dominical, que seu antigo contratado levou, inicialmente, para a TVS e Tupi e, depois, para o SBT. Uma dessas tentativas envolveu usar as mesmas armas do concorrente, mas o resultado não foi o esperado.
Há 38 anos, no dia 17 de julho de 1983, a Globo estreava o Domingo Bingo, na expectativa de atingir o público que comprava os carnês do Baú da Felicidade.
A atração, comandada pelo radialista Paulo Giovanni e pela modelo Monique Evans, era exibida em pílulas, entre 14h30 e 19h, durante os demais programas da grade. Entre eles, Vídeo Show (1983-2019), Batalha dos Astros (1983-1984) e A Festa é Nossa (1983).
O formato, criado pelo matemático Oswald de Souza, era simples: no cenário, havia a palavra "bingo", contendo, também, as marcas de cinco patrocinadores (Doril, Arisco, Casas da Banha, Doriana e Monange).
Em cada uma das cinco rodadas, os apresentadores sorteavam a que letra corresponderia cada patrocinador e, em seguida, cinco cartas de telespectadores, que deviam acertar a ordem das marcas.
Caso o sorteado acertasse duas posições, fazia um duque e recebia uma quantia (100 mil cruzeiros); acertando três posições, fazia um terno e recebia ainda mais (300 mil cruzeiros); se acertasse as cinco combinações, recebia o maior prêmio (cinco milhões de cruzeiros). Se ninguém acertasse na rodada, o prêmio ia acumulando.
"Antes de criar o programa, a Globo fez uma pesquisa e concluiu que a maioria das pessoas não se interessava em ganhar prêmios como eletrodomésticos, apenas dinheiro e automóveis", explicou o Jornal do Brasil de 10 julho de 1983.
"Se eu fosse mandar várias cartas, fixaria um nome na letra B e faria variações nas outras letras", sugeriu o matemático, que fazia cálculos sobre o número provável de acertadores da Loteria Esportiva no Fantástico e até hoje é chamado para calcular probabilidades de títulos e rebaixamentos em campeonatos.
"Ele prevê uma média de mais de seis ganhadores por domingo (pelo menos um por rodada) e calcula que o prêmio máximo, o Domingo Bingo, deverá sair a cada 4,8 semanas, ou seja, praticamente um por mês e um total de 11 por ano. A possibilidade de as 25 pessoas sorteadas num domingo acertarem o Domingo Bingo é muito remota", informou o JB. "Se isso acontecer, perderei o emprego", brincou Souza.
A nova estratégia, no entanto, não surtiu efeito. "Apesar da boa vontade e da astúcia de trazer prêmios e competição, não há indícios ainda de sorte para os índices globais. Até pioraram e, muito, na Grande São Paulo", informou o JB de 31 de julho.
Para se ter uma ideia, no domingo da estreia, das 12h às 18h, a Globo ficou com 16,6% no Ibope, contra 30% do SBT, na Grande São Paulo. A emissora chegou a marcar apenas 6%. No Rio, empate em 20%.
Além disso, a mídia criticou a Globo por copiar a distribuição de prêmios do SBT. "Fazer Domingo Bingo, a meu ver, foi apelação. Foi tentar derrubar a outra emissora usando os esquemas da outra. Foi jogar com as mesmas armas. Foi duelo antigo e meio sem cabimento para um canal que já estava muito além dessas picuinhas, muito além deste tipo de insegurança, muito além desta faixa de programação. Enfim, sabe o velho ditado, vale direitinho agora para a Rede Globo: nunca diga desta água não beberei", disparou Benevenuto Netto no JB da mesma data.
Com esses resultados, a iniciativa não durou muito tempo, sobrevivendo apenas por alguns meses. De acordo com o guia de programação do jornal O Globo, o Domingo Bingo foi exibido até 11 de março de 1984. E a Globo continuou perdendo para o SBT durante mais alguns anos aos domingos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.