Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

ANTIGUIDADES

Disney+ exibe alerta em episódios de Os Muppets por preconceito e maus-tratos

Reprodução/Disney

Fozzie, Caco, Miss Piggy e Rowlf, personagens de Os Muppets, em cartaz de divulgação do programa na década de 70

Personagens da atração O Show dos Muppets, que recebeu alerta de preconceito no Disney+

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2021 - 12h56

O Disney+ tem exibido alertas em episódios de O Show dos Muppets (1976-1981), que estrearam no serviço de streaming nos Estados Unidos na última sexta-feira (19). O aviso serve como uma tentativa de reparação histórica, motivado por representações consideradas preconceituosas ou racistas na atração.

"Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de povos e culturas. Estes estereótipos eram errados àquela época e são errados agora. Em vez de remover esse conteúdo, nós queremos reconhecer seu impacto danoso, aprender a partir dele e fomentar uma discussão para criar um futuro mais inclusivo juntos", informa o alerta.

Na sequência, a empresa afirma: "A Disney é comprometida a criar histórias com temas inspiracionais e aspiracionais que refletem a rica diversidade da experiência humana ao redor do planeta".

A Disney ainda indica um site próprio em que relata outros casos de racismo e representações preconceituosas em suas obras, como Aristogatas (1970), Dumbo (1941) e Peter Pan (1953).

Diversas outras produções já foram criticadas por reproduzir pensamentos racistas de épocas passadas, como ...E o Vento Levou (1939), ou representar personagens negros que, nas tramas, têm apenas a função de exaltar os protagonistas brancos, como À Espera de Um Milagre (1999) e Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990).

Confira abaixo o aviso que vem sendo exibido em programas e filmes do Disney+, como O Show dos Muppets:


Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você quer ver no retorno de Amor de Mãe?