Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Jornalismo

Despachado, repórter gordinho faz dieta rígida para ser o Datena da Globo

Reprodução/TV Globo

André Azeredo em entrada ao vivo no Bom Dia São Paulo; repórter emagreceu, mas continua acima do peso - Reprodução/TV Globo

André Azeredo em entrada ao vivo no Bom Dia São Paulo; repórter emagreceu, mas continua acima do peso

DANIEL CASTRO

Publicado em 5/2/2019 - 5h38

Um dos repórteres mais populares da Globo em São Paulo, André Azeredo está fazendo uma dieta rigorosa e praticando esportes. O "sacrifício" faz parte de um projeto maior. Azeredo deverá em breve ser testado para virar apresentador. Com seu jeito despachado, ele é considerado o José Luiz Datena da Globo e é visto internamente como um potencial substituto de Rodrigo Bocardi, titular do Bom Dia São Paulo.

Há três semanas, Azeredo voltou a ser repórter do telejornal matinal, depois de passagem pelo SP2. Ele entra todo dia ao vivo, em links pela cidade, e ocupa um bom espaço.

A Central de Atendimento ao Telespectador e as redes sociais mostram que o público gosta dele, de seu jeito simples de falar e de sua educação ao lidar com as pessoas humildes da periferia, quase sempre as cumprimentando com um aperto de mão quando as aborda.

Azeredo já emagraceu um bocado, segundo pessoas próximas, apesar de ainda parecer (bem) acima do peso no ar. Ele adotou uma alimentação saudável, com saladas e grelhados, e tem corrido em um parque de São Paulo.

Profissionais influentes da Globo têm feito lobby para que Azeredo tenha oportunidade para alçar voos maiores. Seu carisma e capacidade de improviso são apontados como características essenciais para uma emissora que cada vez mais procura desengessar seu jornalismo. Um dos incentivadores é o próprio Rodrigo Bocardi, que pode vir a ser substituído por ele.

Espaço para novos apresentadores existe. Desde ontem, o Bom Dia São Paulo está sendo apresentado pela primeira vez pelo repórter especial Roberto Kovalick, substituto de Carlos Tramontina no SP2. Gloria Vanique, que tradicionalmente assume o posto de Bocardi, continua como segunda apresentadora, ancorando as notícias de trânsito e tempo.

A Globo optou por colocar Kovalick como principal apresentador, e não Gloria, porque ela sai de férias na semana que vem. Bocardi está fora porque substituirá William Bonner no Jornal Nacional nesta e na próxima semanas. Ficaria estranho, na avaliação dos executivos da emissora, tanta troca de apresentador (Gloria nesta semana, Kovalick na próxima e Bocardi na seguinte).

André Azeredo, se já estivesse pronto, poderia estar no lugar de Kovalick. Transformar o repórter em apresentador já era o plano da emissora quando ele foi convidado para trocar Porto Alegre por São Paulo, em 2015. Mas Azeredo engordou muito e cometeu uma gafe que o prejudicou.

Em junho de 2015, então novato na capital paulista, o carioca com jeitão de caipira ignorou uma regra básica dos museus e tocou com as mãos obras de Henri Matisse (1869-1954) e Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), durante uma reportagem no Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

O desrespeito às faixas de demarcação do museu repercutiu mal, e a Globo teve de pedir desculpas no Bom Dia São Paulo do dia seguinte. E a carreira de Azeredo, ao invés de decolar, estacionou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.