HOMENAGEM À GLORIA MARIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO e INSTAGRAM
Eduardo Faustini era o repórter secreto do Fantástico; ele prestou homenagem à Gloria Maria
Um dos jornalistas mais premiados do Brasil, Eduardo Faustini mostrou o seu rosto pela primeira vez na carreira para homenagear a amiga Gloria Maria, que morreu nesta quinta (2), após lutar contra uma metástase cerebral. Ele ficou conhecido por ter sido o repórter secreto do Fantástico e estava fora da líder de audiência desde 2021, quando foi demitido.
Faustini e Gloria trabalharam juntos na revista eletrônica de 1997 até 2008, período em que ela foi apresentadora do dominical da Globo. No post, o repórter aparece abraçado com a amiga na Redação da emissora no Rio de Janeiro.
"O Brasil perdeu hoje um dos maiores nomes do jornalismo. Gloria Maria será uma referência eterna para a profissão. Tenho um enorme orgulho de ter sido amigo e parceiro dessa linda mulher", disse Faustini, em sua conta no Instagram.
O post pegou os colegas de surpresa, segundo apurou o Notícias da TV, pois Faustini jamais havia mostrado seu rosto publicamente. Alguns de seus seguidores relataram que era a primeira vez que viam o rosto do jornalista.
Repórter investigativo especializado em crimes policiais e corrupção política, ele tinha como um de seus trunfos o anonimato. No ar, o jornalista aparecia sempre com um borrão em seu corpo. No Fantástico, comandou o quadro Cadê o Dinheiro Que Estava Aqui?, que trazia casos de roubo de verbas públicas em todo o Brasil.
Eduardo Faustini trabalhou na Globo entre 1996 e 2021. Ele foi desligado em uma onda de cortes de funcionários veteranos, que na ocasião resultou na saída de nomes importantes da emissora, como Alberto Gaspar, Ari Peixoto, Francisco José, Fernando Saraiva, Roberto Paiva, Renato Machado, Francisco José, Isabela Assumpção, entre outros.
Veja o rosto de Faustini com Gloria Maria:
Ver essa foto no Instagram
Gloria Maria morreu na manhã desta quinta. Ela enfrentou um câncer no pulmão e teve metástase no cérebro. A veterana havia sido diagnosticada com a doença inicialmente em 2019. Ela passou por imunoterapia, com bons resultados. Na sequência, descobriu que havia tido metástase no cérebro e passou por cirurgia, bem-sucedida.
Em meados do ano passado, Gloria foi submetida novamente a tratamento, após descobrir novas metástases cerebrais. Afastada do Globo Repórter, ela também não participou da Retrospectiva 2022. A jornalista havia sido internada em janeiro de 2023, mas os tratamentos deixaram de fazer efeito, e ela não resistiu às complicações do câncer.
Gloria Maria estava na Globo desde a década de 1970 e nunca revelou seu ano de nascimento (apenas dia e mês, 15 de agosto). Ela nasceu no Rio de Janeiro e começou na emissora como radioescuta. Estreou como repórter em 1971 e foi pioneira como mulher negra no jornalismo brasileiro.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.