Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Demitido após 24 anos, Jota Júnior processa a Globo e pede valor milionário

REPRODUÇÃO/SPORTV

Jota Júnior no SporTV

Jota Júnior em transmissão do SporTV: narrador processa Globo após 24 anos na emissora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/6/2023 - 7h00

Narrador da Globo durante 24 anos e demitido no último mês de março, Jota Júnior decidiu entrar na Justiça contra a empresa. Ele pede reconhecimento de direitos trabalhistas durante o período que foi contratado como PJ (Pessoa Jurídica), sem carteira assinada. O locutor também acusa a empresa de ter reduzido seu salário sem motivo. Contabilizando todos os pedidos, o caso chega a R$ 15,8 milhões.

O Notícias da TV teve acesso aos autos do processo, que corre no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). Para a coluna, Jota confirmou o caso, mas preferiu não entrar em detalhes. A Globo também foi procurada, mas não comenta casos judiciais.

Na ação, o narrador alega que ficou sem registro em carteira durante quase 20 anos. Em 2019, a Globo iniciou um movimento para regularizar a situação dos funcionários, a fim de evitar processos trabalhistas e fiscalização da Receita Federal. Outros nomes do Esporte como Luis Roberto e Cléber Machado, demitido no mesmo mês que Jota Júnior, também passaram a ter contrato pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O narrador afirma no processo que seu salário foi reduzido em quase R$ 20 mil na mudança de modelo de contratação. Jota alega que não podia ficar desempregado e, por isso, teve que aceitar.

Pela lei em vigor, um trabalhador só pode pedir reconhecimento do vínculo trabalhista relativo aos cinco anos anteriores à data da ação. Como entrou com processo neste ano, Jota teria direito de solicitar pagamento de direitos apenas de 2018, o último ano em que ficou contratado como PJ.

A audiência do caso ainda não foi agendada pela Justiça.

A carreira de Jota Júnior

Natural de Americana (SP), Jota Júnior trabalhou na histórica equipe da Band que fez o auge do Show do Esporte nos anos 1980. Pela emissora, narrou jogos das Copas do Mundo de 1986 (México), de 1990 (Itália), de 1994 (Estados Unidos) e de 1998 (França).

Ele saiu da Band em 1999, quando assinou com o SporTV para ser um dos titulares da época. Sua chegada no canal se deu por indicação de Galvão Bueno.

Passagem pela Globo

Pelo canal esportivo da Globo, Jota Júnior narrou amistosos da Seleção Brasileira, jogos das Copas de 2010 (África do Sul) e de 2014 (Brasil). Ele também virou um dos nomes titulares do vôlei, e comandou jogos da Superliga. Em 2014, participou da transmissão do Campeonato Mundial de Voleibol Feminino na Itália.

Nos últimos anos, ele havia perdido espaço e fazia apenas partidas de torneio de base, da segunda divisão do Brasileirão. Virou até meme nas redes sociais por ser a voz oficial da Série B no SporTV nas noites de sexta.

O último jogo de Jota Júnior como contratado da Globo foi a transmissão de Brasil de Pelotas x Ponte Preta, pela segunda fase da Copa do Brasil, em 7 de março. A partida terminou em 2 a 0 para o time do interior do Rio Grande do Sul.

No ano passado, Jota Júnior recusou proposta da Record para ser narrador do Campeonato Paulista em TV aberta. Ele preferiu a estabilidade da Globo e prezou pelo longo tempo que tinha na casa. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.