Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÂNIMOS EXALTADOS

Equipes de Ciro Gomes e Lula batem boca sobre debate nos bastidores da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Jair Bolsonaro à esquerda, Ciro Gomes no centro e Lula à direita em entrevistas ao Jornal Nacional

Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Luiz Inácio Lula da Silva nas sabatinas do Jornal Nacional

GABRIEL VAQUER

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2022 - 22h24

A Globo realizou nesta terça (13) uma reunião com os representantes dos candidatos à Presidência da República que vão participar do debate no próximo dia 29. As equipes de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) se desentenderam sobre as regras da sabatina, a ponto dos próprios diretores da emissora intervirem na discussão.

A informação foi revelada por Leo Dias, do Metrópoles, e confirmada pelo Notícias da TV. Segundo fontes, os representantes dos políticos discordaram especificamente sobre o terceiro e quatro blocos, em que os candidatos fazem perguntas uns para os outros.

Os assessores do petista defenderam um formato mais fechado, que priorize o combate com Jair Bolsonaro (PL). A equipe de Crio, por sua vez, discordou. Os ânimos esquentaram e até Ali Kamel --diretor geral de jornalismo da Globo-- precisou intervir e pedir calma.

No fim, todos os representantes dos partidos com representação na Câmara dos Deputados aceitaram as regras. Procurada, a Globo confirmou a realização da reunião e reforçou que "ela foi muito produtiva, com discussões que são consideradas normais". 

Segundo a legislação eleitoral, as emissoras são obrigadas a convidar para o debate apenas os candidatos de partidos que tenham mais de cinco cadeiras no Congresso. Além de Lula, Ciro e Bolsonaro, Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'avila (Novo) cumprem os requisitos.

Bolsonaro vai ao debate?

A Globo deixou claro às equipes que, caso um candidato falte ao debate, o lugar dele permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. O mediador também lembrará que ele não compareceu ao evento. A informação é da revista Veja.

Segundo a publicação, a emissora também cobrou os presidenciáveis por mais civilidade nos confrontos diretos. A recomendação é evitar ofensas pessoais, principalmente no caso de ausências. 

A Globo não informou até o momento quais os candidatos que confirmaram presença no evento.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.