Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Para comer com os olhos

De veganismo a banho de chocolate, TV tem programa culinário para todas as dietas

Reprodução/GNT

Bela Gil, a apresentadora natureba, e Raíza Costa, a doceira: ambas têm programas no GNT - Reprodução/GNT

Bela Gil, a apresentadora natureba, e Raíza Costa, a doceira: ambas têm programas no GNT

REDAÇÃO

Publicado em 18/4/2018 - 5h31

Telespectadores que gostam de cozinhar ou estão em busca de uma vida mais saudável têm um prato cheio na TV paga. São vários os programas que ensinam a lidar com os alimentos de acordo com as necessidades, vontades e a fome de cada um. Há opções curiosas e com muita informação tanto para quem quer perder peso com pratos sem gordura quanto para quem gosta de enfiar o pé na jaca com quitutes magnânimos.

No time dos saudáveis, Bela Gil é a maior expoente. Há quatro anos ela apresenta o Bela Cozinha no GNT, com receitas que utilizam ingredientes exóticos e combinações inesperadas. Tudo sem açúcar, sem gorduras prejudiciais e sem elementos de origem animal, é claro.

Do outro lado, Raíza Costa é quem manda. Ela é a Rainha da Cocada, também do GNT, e toma banhos de leite condensado e chocolate nas chamadas do programa. Raíza ensina a fazer clássicos da confeitaria nacional e internacional e até a incrementar as sobremesas com ingredientes inusitados.

Esses e vários outros programas sobre comida estão disponíveis no Now, serviço de vídeo sob demanda para clientes da Net e da Claro TV. Confira sete programas gastronômicos para comer com os olhos:

reprodução/Philos

A monja Mujin experimenta viver com a alimentação que o pacifista Mahatma Gandhi tinha

Diet for Greatness - A Alimentação de Ghandi
Pacifista e líder do movimento de independência da Índia, Mahatma Gandhi (1869-1948) também era um grande estudioso da alimentação saudável. Ele fez várias experiências gastronômicas e escreveu livros sobre o assunto.

Em A Alimentação de Gandhi, do Philos, a monja Mujin viaja por lugares da Índia em que ele teve forte presença, como a universidade que fundou e a última casa em que morou, para conversar com pessoas que seguem seus ensinamentos alimentares, mostrar o preparo dessas comidas e as rotinas saudáveis que os indianos levam consumindo apenas alimentos básicos como pão, arroz, leite e lentilhas.

reprodução/gnt

Raíza Costa ensina a fazer bomba de chocolate e vários outros doces em Rainha da Cocada

Rainha da Cocada
Especializada em doces, Raiza Costa não trabalha com limite de calorias e se esbalda entre caldas, cremes e variações de quitutes de diferentes países. No Rainha da Cocada, da GNT, ela também procura desmistificar a ideia de que a confeitaria exige muita técnica dos aprendizes de cozinheiros.

Com linguagem divertida e várias cenas em que se atrapalha na cozinha, a profissional mostra que é possível chegar a um resultado bonito e delicioso em sobremesas como merengue, mousse de chocolate e fraisier.

divulgação/gnt

No Cozinha Prática, Rita Lobo ensina receitas nutritivas e simples para o cotidiano

Cozinha Prática
Rita Lobo é contra dietas da moda e alimentação focada apenas em calorias e econômicas em gordura. No Cozinha Prática, do GNT, o objetivo é usar alimentos frescos e facilmente encontrados em feiras livres para pratos simples e nutritivos.

Ela acredita que a alimentação brasileira, marcada pela dupla arroz e feijão, é muito rica e deveria ser mais valorizada. Para isso, tenta estimular seus telespectadores com novas ideias de "PF" (prato feito).

artur igrecias/sbt

A comissária de bordo Gigi Louzada em cena da terceira temporada do Bake Off Brasil

Bake Off Brasil: Mão na Massa
Sucesso no mundo inteiro, o Bake Off ganhou uma versão brasileira, exibida pelo SBT e pelo Discovery Home & Health. Na disputa, cozinheiros amadores competem pelo prêmio de melhor confeiteiro, e para isso precisam passar por provas de bolos gigantescos, cupcakes decorados e biscoitos temáticos.

Os quitutes podem dar muito errado, o que gera tensão e entretenimento para o telespectador. Também é possível aprender novas técnicas e ter ideias de doces para fazer em eventos especiais. Beca Milano e Fabrizio Fasano Jr. são os jurados da atração, apresentada pela chef confeiteira Carol Fiorentino.

divulgação/gnt

A cozinheira Bela Gil só usa ingredientes sem nenhuma origem animal em suas receitas

Bela Cozinha
Enquanto Rita Lobo usa os ingredientes mais acessíveis, Bela Gil vai atrás de alimentos que muita gente nunca ouviu falar e comidas exóticas de outras regiões ou países para formar o cardápio do Bela Cozinha.

Adepta da culinária macrobiótica e vegana, ela usa apenas frutas, vegetais e sementes nas receitas de sua atração e faz de tudo para provar que dá para comer bem sem um pingo de gordura, conservantes ou excesso de açúcar. Já deu muito o que falar com receitas como melancia grelhada e suco de cenoura e gengibre.

divulgação/food network

Pedro Benoliel cozinha com convidados de diferentes regiões do Brasil no Tempero na Mochila

Tempero na Mochila
O chef Pedro Benoliel quer mostrar o melhor da culinária brasileira (as calorias e gorduras são um detalhe). No Tempero na Mochila, do Food Network, ele viaja por várias regiões do país e se encontra com cozinheiros locais para fazer pratos típicos, como peixes no litoral de São Paulo e massas no interior do Rio Grande do Sul (temporada em que engordou quatro quilos durante as gravações).

Além de explorar a cultura e a história de cada local, Benoliel também ensina a cada episódio uma receita rápida do lugar _palha italiana, por exemplo.

reprodução/gnt

Alana Rox faz doces, pratos quentes, saladas e molhos veganos em seu programa no GNT

Diário de uma Vegana
Alana Rox é o meio termo entre Bela Gil e Rita Lobo: vegana, sim, mas acessível e com receitas simples para o dia a dia. Em seu programa no GNT, Diário de uma Vegana, ela faz refeições completas sem nada de origem animal e com produtos conhecidos, que muitas pessoas já têm em casa. Entre os pratos que ela ensina, estão nhoque de batata doce e fondue de chocolate.

TUDO SOBRE

Veganismo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.