Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOSTALGIA

Dá para assistir a Rebelde online? Buscas por novela disparam após anúncio

DIVULGAÇÃO/TELEVISA

Anahi, Dulce Maria e Maite usam uniforme de suas personagens em Rebelde e sorriem

Anahí, Dulce Maria e Maite Perroni em foto de Rebelde; novela não está em nenhum streaming

ANA BARDELLA

anabardella@noticiasdatv.com

Publicado em 20/2/2023 - 6h20

Desde que a banda RBD anunciou uma nova turnê, no mês de janeiro, as buscas pela novela mexicana Rebelde (2004) subiram no Google. Fãs nostálgicos, no entanto, só encontram alternativas piratas para reassistir à trama. A última vez em que foi possível acessar a produção via streaming foi em 2016, antes de a Netflix retirar as temporadas do catálogo.

O grupo, que nasceu como um desdobramento da teledramaturgia, virá ao Brasil em um reencontro inédito no mês novembro –sem a presença de um dos ex-integrantes, Alfonso Herrera. A confirmação sobre o retorno aconteceu em etapas, e o burburinho em torno da novela foi subindo a cada uma delas.

Em dezembro do ano passado, os cinco participantes da atual formação postaram o mesmo vídeo nas redes sociais, sugerindo que haveria o reencontro. No mesmo dia, as buscas pelo termo "onde assistir à novela Rebelde" subiram no Google. Quando os shows foram confirmados, no mês seguinte, elas atingiram um pico.

Mesmo com o desejo do público, a novela não pode ser encontrada em qualquer catálogo de streaming. Entenda os motivos:

DIVULGAÇÃO/TELEVISA

Elenco da novela Rebelde

Anahí, Alfonso, Christopher, Maite, Christian e Dulce

SBT não tem mais os direitos

Muitos acreditam que, por ter sido exibida a primeira vez pelo SBT, estaria nas mãos da emissora reprisar a trama. No entanto, a primeira reexibição das temporadas aconteceu no canal Boomerang, entre 2007 e 2011.

Na televisão aberta, a rede de Silvio Santos encaixou apenas uma reprise na grade de programação, que durou de 2013 a 2015. Na época, os índices de audiência ficaram abaixo do esperado, e os capítulos foram encurtados.

Em 2020, durante a quarentena, fãs do grupo voltaram a pressionar o SBT para fazer a transmissão. Murilo Fraga, diretor de programação da rede, publicou no Twitter um desabafo:

“Uma informação, com toda delicadeza, para aqueles que insistem em não entender sobre direitos. Rebelde não é nossa! Não podemos exibir! Mais claro que isso, impossível”, escreveu.

Procurado pelo Notícias da TV, o SBT disse apenas que Rebelde não faz parte do atual pacote de aquisições da emissora.

Esperança para os fãs: Globoplay

Atualmente, o streaming brasileiro que mantém uma relação mais próxima com a TelevisaUnivision –detentora dos direitos de Rebelde-- é o Globoplay. Em 2021, a plataforma anunciou a chegada de novelas como Marimar (1994) e Maria do Bairro (1995) e, desde então, vem ampliando o espaço para as produções mexicanas.

Em comunicado oficial, enviado no dia 13 deste mês, as duas empresas anunciaram o fechamento de um novo contrato. O acordo prevê a estreia de pelo menos quatro títulos por ano no Globoplay –e três deles já têm data para serem disponibilizados: em junho, será a vez de A Candidata (2016), e, em setembro, estrearão A Intrusa (2001) e O Privilégio Amar (1998).

O último nome da lista permanece em aberto e acendeu as esperanças dos telespectadores que sentem falta de Rebelde. Procurada pela reportagem via e-mail, telefone e mensagem, o Globoplay não confirmou se a possibilidade é viável. A reportagem será atualizada caso haja uma resposta. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.