Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANDEMIA

Coronavírus provoca crise em afiliadas da Record, que demite e suspende programas

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Os apresentadores Priscilla Amaral, Sérgio Cursino e Amanda Pereira, das afiliadas da Record pelo Brasil

Priscilla Amaral, Sérgio Cursino e Amanda Pereira foram tirados do ar das afiliadas da Record

GABRIEL PERLINE

Publicado em 16/4/2020 - 9h41

A pandemia do novo coronavírus tem causado um estrago no caixa e na estrutura das afiliadas da Record em todo o Brasil. Além de sofrer com um alto número de apresentadores infectados pela Covid-19, diversos anunciantes cancelaram seus contratos e deixaram de investir nas emissoras, provocando a suspensão de telejornais locais e também a demissão de um grande número de funcionários.

No Pará, a Record Belém teve que fazer um enorme remanejamento de equipe após as apresentadoras Adriana Martins, Amanda Pereira e Priscilla Amaral serem afastadas simultaneamente por terem tido contato com o secretário de saúde do Estado, Alberto Beltrame, que testou positivo para o novo coronavírus. Por falta de mão de obra, tirou do ar o telejornal Pará Record e estendeu a versão local do Cidade Alerta. A edição de sábado do Balanço Geral está ameaçada.

Repórteres e funcionários da equipe técnica também foram afastados por precaução. "A programação local está sendo adaptada à realidade do momento, sem perda no tempo da produção ou na qualidade do material que está sendo apresentado ao público paraense", disse a emissora em nota ao Notícias da TV.

Em Sergipe, a TV Atalaia deixará de exibir a partir de hoje (16) o Balanço Geral Manhã, que será substituído pela edição paulista, comandada por Celso Zucatelli. Ontem (15), o apresentador Sérgio Cursino encerrou o programa avisando que não voltará ao ar nesta quinta e culpou a pandemia pelo fim temporário do telejornal.

Na semana passada, a emissora já havia tirado do ar o Cidade Alerta local, que foi substituído pela produção da matriz, comandada por Luiz Bacci. A afiliada sergipana vem sofrendo uma debandada de anunciantes e se viu obrigada a demitir cerca de 30 funcionários e suspender a produção de seus dois telejornais.

A TV Vitória, afiliada da rede de Edir Macedo no Espírito Santo, demitiu cerca de 15 funcionários do Jornalismo devido à queda de anunciantes no período da pandemia do novo coronavírus. A recém-inaugurada Record Manaus também tem sofrido com a fuga de investidores, mas o sinal vermelho só não foi instaurado porque ela ainda recebe um aporte financeiro considerável da matriz.

No Paraná, a RIC TV também fez um grande remanejamento em sua grade por conta da redução de ganhos com verbas publicitárias. A reportagem apurou que algumas demissões foram promovidas, mas internamente são tratadas como "pontuais", e não como sendo derivadas de uma crise financeira.

Em relação à programação, a primeira decisão da rede paranaense foi suspender a edição de sábado do Balanço Geral nas quatro praças que a emissora tem no Estado (Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo) e vender o horário para a Igreja Universal.

Desde segunda-feira (13), o Cidade Alerta passou a ser produzido somente pela matriz, em Curitiba, cancelando temporariamente as outras três edições locais.

O Notícias da TV apurou que outras emissoras ligadas à rede de Edir Macedo também se encontram em situações desesperadoras por conta da queda abrupta nas receitas advindas de publicidades. Algumas apelaram por ajuda à matriz e não tiveram nenhum aporte emergencial até o momento. Consultada, a Record de São Paulo disse que não comenta casos de suas afiliadas.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.