Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMBO DIVERSIDADE

Com Maju e Érico Brás, Globo terá dois apresentadores negros à tarde

Reprodução/TV Globo

Maju Coutinho à esquerda, na bancada do Jornal Hoje, enquanto Érico Brás, à direita, posa em frente ao cenário do Se Joga

Maju Coutinho e Érico Brás: apresentadores negros vão aparecer na sequência em tardes da Globo

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

Publicado em 24/9/2019 - 5h21

Em fato raro na TV brasileira, a Globo terá dois apresentadores negros em seguida nas suas tardes a partir do dia 30. Em sua estreia à frente do Jornal Hoje, Maju Coutinho entregará a programação nas mãos do ator Érico Brás. Ele também debutará como apresentador no Se Joga, nova atração vespertina da emissora, ao lado de Fernanda Gentil e Fabiana Karla.

Apesar de pouco comum, não será a primeira vez que dois negros surgem com destaque na programação da líder de audiência. Em fevereiro, Thiago Oliveira apresentou o Globo Esporte e passou o bastão para Zileide Silva, que comandou o Hoje. No mesmo dia, a própria Maju Coutinho fez sua primeira participação no rodízio de apresentadores do Jornal Nacional aos sábados.

Mesmo assim, Érico diz que há muito a se comemorar. "Nesse momento, a Globo está contemplando a diversidade brasileira. A gente sabe que falta muita coisa, mas é importante", avalia o ator ao Notícias da TV.

Ele estava de férias na Nigéria quando soube do novo programa. "No meio da viagem, a produção me ligou para fazer um teste. Era uma sexta e precisaria estar no Rio já na segunda", revela Érico, que antecipou imediatamente o seu retorno ao país.

Ele chegou a chorar ao fim do telefonema. "A gente fala tanto de ancestralidade, da mistura entre o Brasil e a África. De repente, estava naquele lugar e recebi uma das notícias mais importantes dos meus 40 anos. Foi emocionante", conta.

Ele diz que a transição de ator para apresentador é algo que planeja há anos. Érico traçou um plano de carreira juntamente com sua equipe atrás de oportunidades na área. A fascinação pela profissão vem desde a infância, quando via Cid Moreira apresentar o Jornal Nacional.

"Quando caí na televisão, e a arte começou a pagar minhas contas, pensei que também poderia fazer isso. Sentia falta de alguém negro como eu nesse espaço", pondera ele, que se inspirou em pioneiros como Gloria Maria e Heraldo Pereira.

Em sua primeira chance, no Se Joga, diz que apresentará ao telespectador um verdadeiro combo de representatividade junto de Fernanda e Fabiana. "No palco, nós temos nordestino, negro, gay, mulher, gordinha. Só resta ao público parar na nossa frente e ouvir o que temos para dizer", arremata.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.