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REJEIÇÃO

Com nova temporada de Amor & Sexo, Globo perde 22 'Milhões de Uns'

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Fernanda Lima no comando da atual temporada do Amor & Sexo: público em fuga no Brasil inteiro - PAULO BELOTE/TV GLOBO

Fernanda Lima no comando da atual temporada do Amor & Sexo: público em fuga no Brasil inteiro

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2018 - 5h57

A campanha dos 100 Milhões de Uns, lançada pela Globo em outubro do ano passado para comemorar seu alcance por todo o Brasil, tem passado longe de Amor & Sexo. Boicotada pelo público conservador, a atual temporada do programa moderninho apresentado por Fernanda Lima cai na audiência a cada semana. Em comparação com o ano passado, pelo menos 22 desses "Milhões de Uns" abandonaram a atração.

Levantamento exclusivo do Notícias da TV mostra que, nas 15 regiões metropolitanas que têm audiência considerada no PNT (Painel Nacional de Televisão), os oito episódios já exibidos do Amor & Sexo na temporada tiveram um alcance médio de 22,8 milhões de pessoas.

Em 2017, a mesma quantidade registrou um alcance de 30,4 milhões. Alcance é o termo usado por institutos de medição de audiência, como o Kantar Ibope, para medir o público que assistiu a pelo menos um minuto do programa.

Ou seja, a Globo perdeu 7,6 milhões só nas 15 principais regiões do país, com uma população de cerca de 70 milhões. Pelo mapa de projeção de cobertura da Globo, que a emissora usou para chegar aos "100 Milhões de Uns", são 22,6 milhões a menos de telespectadores sintonizando a atração de Fernanda Lima durante um único minuto.

O rombo nos "100 Milhões de Uns" só não é maior porque os 22,6 milhões que desistiram de Amor & Sexo não necessariamente deixaram de sintonizar a Globo nos demais horários do dia. Boa parte deles, aliás, podem estar ligados na emissora, vendo a série Sob Pressão, e desligar a TV ou mudar de canal assim que a atração começa, antes de completar um minuto no ar.

Situação alarmante
Em pontos no Ibope, a situação do Amor & Sexo é tensa. Os oito episódios já exibidos na temporada acumulam média de 9,9 pontos no PNT. Em 2017, a mesma quantidade de capítulos havia registrado 15,8.

Na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, o programa caiu de 14,5 pontos no ano passado para 10,2, uma queda de 30%. É um número preocupante, que ficou ainda mais tensa na última terça-feira (27), quando o retorno de Pabllo Vittar à atração rendeu a pior audiência de sua história.

Porém, o drama é ainda maior em outras regiões do país. Em Salvador, Recife, Curitiba, Campinas, Vitória e Manaus, a atração perdeu mais da metade do público de um ano para o outro. O sinal de alerta fez com que o programa mudasse de comando: antes no núcleo de Ricardo Waddington, ele agora ficará sob o guarda-chuva de Mariano Boni, atual diretor-executivo de Jornalismo.

Apesar da queda de audiência e do boicote de parte do público, o elenco do Amor & Sexo defende o papel da atração na grade da Globo. José Loreto, por exemplo, encara as reclamações como um bom sinal. "Se tem crítica, se estão falando, é porque está incomodando em algum lugar", disse ao Notícias da TV.

O problema é que o boicote ao debate moderninho tem custado à Globo a liderança no Ibope em várias regiões. Em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Vitória, Belém, Goiânia e Manaus, a atração fica atrás da Record, que tem se dado bem com A Fazenda. Nas duas últimas praças, perde também para o SBT, que exibe o Programa do Ratinho e o Cine Espetacular na mesma faixa.


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