Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Valentina é meme

Com língua ferina, vilã de O Sétimo Guardião é a nova porta-voz da zoeira

Reprodução/TV Globo

Valentina (Lilia Cabral) feliz ao acordar sem sinais do ataque do gato León na novela das nove  - Reprodução/TV Globo

Valentina (Lilia Cabral) feliz ao acordar sem sinais do ataque do gato León na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 30/11/2018 - 5h39

Com a língua ferina, Valentina (Lilia Cabral) já é homenageada em perfis divertidos nas redes sociais. A vilã de O Sétimo Guardião é a nova porta-voz da zoeira e chega com muito mais força à internet do que suas antecessoras malvadas do horário nobre, Laureta (Adriana Esteves) e Sophia, a Mãos de Tesoura (Marieta Severo). De black friday a foras do "boy", a ex-Marlene da novela tem conselho para qualquer situação.

Aguinaldo Silva, autor da trama, está empolgado com o perfil @valentinadetox, do Instagram. Anda divulgando os memes criados pela página em suas redes sociais, mas afirma que não é o responsável pelas imagens da desbocada.

É difícil prever se as piadas de Valentina vão viralizar e se a personagem vai figurar nos trending topics (assuntos do momento). "O que interfere para o case ser sucesso é a identificação que gera no público, as características marcantes, as oportunidades que criam com os fatos reais", explica Raphael Nascimento, coordenador de redes sociais de uma agência de publicidade voltada para o digital. 

Tudo sempre começa como uma brincadeira dos internautas, mas os criadores podem lucrar com os perfis ferinos e cruéis.

"Em alguns casos, existe monetização. Um exemplo disso foi a Gina Indelicada [dos palitos de dentes], personagem que ficou famosa nas redes. Por causa do sucesso, o criador da página fez parceria com algumas marcas", diz o especialista. 

Meme da ValentinaDetox (Reprodução/Instagram) 

Valentina La Malla está em todas as redes, mas é só no Instagram que ela está virando uma influenciadora digital. Tem mais de 11 mil seguidores. A Valentina seguida pelo autor da novela, a Detox, está com mais de 4.300 seguidores.

Valentina da Zoeira está com mais de 2.400 seguidores. O Notícias da TV achou também uma Valentina Azeda, que ainda engatinha perto das outras páginas do Instagram em homenagem à vilã de O Sétimo Guardião: são apenas 196 seguidores. 

Também há uma Valentina Irônica no Facebook, mas o especialista informa que o Twitter é a melhor rede para viralizar memes e perfis divertidos.

"Não só de personagens, mas os fakes de celebridades, como a Xuxa Verde. No Twitter, as mensagens atingem o público com mais velocidade por uma série de fatores. Entre eles, ordem cronológica e quantidade determinada de caracteres", aponta Nascimento.

"O Facebook analisa muitas coisas para mostrar essas páginas para os usuários, e o Instagram é imagético. Diferentemente das outras redes, ele não permite que [o internauta] compartilhe [o meme] de forma direta."

Quem está por trás
No caso das vilãs de novela, o sucesso do personagem na TV está diretamente ligado à boa repercussão que os memes podem ter na internet. Mas quem cria esses perfis das vilãs? Nascimento diz que as pesquisas apontam que homossexuais se empenham mais dos que os heterossexuais.

"O público LGBT não só criou páginas do Félix [Mateus Solano] na época de Amor à Vida [2013], como também foi o responsável por compartilhar as imagens, viralizando", recorda. 

Vilãs marcantes continuam nas redes
Os recados de Nazaré (Renata Sorrah), de Senhora do Destino, ganharam forças nas redes na época da reprise da novela. A novela da "assassina da escada" e ladra de bebê é de 2004, quando os brasileiros ainda estavam no Orkut.

Mas a trama foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo no ano passado e suas mensagens desaforadas continuam sendo compartilhadas nas redes.

Outra vilã que continua debochada na web é Carminha, vivida por Adriana Esteves em Avenida Brasil (2012). Os memes da personagem são mais fortes do que os criados na reta final de Segundo Sol para Laureta, interpretada pela mesma atriz.   


Colaborou VINÍCIUS ANDRADE

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.