Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MANIFESTAÇÃO

Com Ana Maria e Patrícia, funcionários protestam contra assédio na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Maria Braga no Mais Você

Ana Maria Braga no Mais Você desta segunda: apresentadora usou verde contra assédio na Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/5/2023 - 13h58
Atualizado em 22/5/2023 - 15h19

Funcionários da Globo realizam um protesto silencioso contra assédio moral e sexual dentro do ambiente de trabalho nesta segunda (22). Jornalistas, repórteres e até apresentadoras, como Ana Maria Braga e Patrícia Poeta, estão usando verde para protestar contra um caso revelado pela revista Piauí na sexta (19). Eles pedem providências e medidas mais duras da empresa contra essas situações. A Globo diz que está ciente do protesto e que mantém uma ouvidoria para receber acusações. 

O protesto é chamado de Movimento Esmeralda, em referência à Esmeralda da Silva (nome fictício adotado pela Piauí), engenheira que trabalhava no setor técnico da emissora e que foi assediada por quatro colegas. Ela desenvolveu síndrome do pânico e depressão. O caso resultou em um processo na Justiça do Trabalho, que decidiu pelo pagamento de multa de R$ 2 milhões por danos morais e impediu sua demissão. Neste momento, ela está afastada. 

Os acusados não tiveram seus nomes revelados. Um deles ainda é funcionário da Globo, segundo publicou a revista. A ação está em fase de recurso por parte da emissora, e será julgada em breve pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília (DF).

Esmeralda sofreu violência sexual e moral. Em um dos casos, um colega com mais de 20 anos de emissora chegou a calar sua boca com a mão e tentar estuprá-la em uma sala na sede de São Paulo. A funcionária também sofria discriminação por ser da Paraíba. Seu sotaque era satirizado.

A não demissão do assediador restante foi o estopim para o início do movimento. A organização começou na sexta-feira (19) em grupos de WhatsApp. Ao todo, segundo apurou o Notícias da TV, mais de 300 profissionais se organizaram para trabalhar de verde, cor da esmeralda. A maior parte dos participantes é de São Paulo, mas também há nomes do Rio de Janeiro, onde fica a sede principal da Globo. Foi o caso de Ana Paula Araújo, âncora do Bom Dia Brasil.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta usa verde e apoia movimento contra assédio na Globo

Patrícia Poeta apoia movimento na Globo

Estrelas da Globo apoiaram movimento

Nesta segunda-feira (22), o movimento majoritariamente feminino se organizou na sede da Globo em São Paulo, entregou um manifesto para chefes e tirou fotos de apoio que se espalharam pela empresa. O caso chegou aos apresentadores de programas, que decidiram participar do ato também.

O nome mais comemorado foi o de Ana Maria Braga. A veterana comandou o Mais Você nesta segunda (22) de verde, em apoio ao protesto, após ser informada pela produção de seu programa do que estava ocorrendo. Ana Maria também falou nos bastidores que está à disposição para usar sua influência no que for possível melhorar. Ao Notícias da TV, a apresentadora confirmou que vestiu a cor de propósito, em apoio ao movimento.

Felipe Andreoli, apresentador do Globo Esporte SP, também fez participação no Mais Você vestido de verde.  O nome mais surpreendente foi o de Patrícia Poeta, apresentadora do Encontro. Ela também soube do que estava acontecendo e optou por mostrar seu apoio no ar. Assim como Ana, Patrícia se colocou à disposição para o que fosse necessário.

As lideranças do movimento vão se reunir com chefes nos próximos dias para entender como a emissora tem combatido assédio no ambiente de trabalho. Melhorias também serão sugeridas. Por enquanto, não estão previstos novos protestos além dos que aconteceram.

Após a publicação da reportagem, as jornalistas do movimento fizeram uma postagem no Instagram confirmando o que aconteceu e explicando os detalhes do movimento. 

"Quando‎ uma‎ de‎ nós‎ é‎ assediada‎ e‎ estuprada‎ dentro‎ da‎ empresa,‎ o‎ problema‎ é‎ de‎ todos.‎ A‎ história‎ de‎ Esmeralda‎ foi‎ publicada‎ pela‎ revista‎ Piauí‎ na‎ última‎ sexta-feira‎ (19/05),‎ nos‎ provocando‎ indignação‎ e‎ revolta. Precisamos‎ sim‎ ser‎ ouvidas‎ para‎ que‎ abusos‎ assim‎ não‎ se‎ repitam!‎ Hoje‎ usamos‎ verde‎ em‎ apoio‎ à‎ Esmeralda‎ e‎ a‎ todas‎ as‎ mulheres‎ pelo‎ nosso‎ direito‎ a‎ um‎ ambiente‎ seguro‎ de‎ trabalho", diz o comunicado. 

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo afirmou que está ciente do protesto e que apoia a livre manifestação. A emissora ressaltou que dá liberdade para que seus funcionários denunciem casos graves de assédio, seja ele moral ou sexual. Leia a nota na íntegra:

"A livre manifestação dos profissionais da empresa está em total alinhamento com a nossa gestão de transparência e diálogo permanente. De qualquer forma, a Globo reitera que não comenta casos de Compliance e aproveita para reiterar também que a empresa mantém um Código de Ética em linha com as melhores práticas atualmente adotadas, que proíbe terminantemente o assédio e deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas da empresa.

Da mesma maneira, a Globo mantém uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação de seu Código de Ética, que são apurados criteriosamente, com a punição dos responsáveis por desvios. Nesse mesmo Código, assumimos o compromisso de sigilo em relação a todos os relatos de Compliance, razão pela qual não fazemos comentários sobre as apurações.

Nosso sistema de Compliance também prevê o apoio integral aos relatantes, proibindo qualquer forma de retaliação em razão das denúncias".

Veja uma postagem no Instagram do movimento:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.