Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Cassia Kis: Artistas se unem para denunciar assédio e homofobia na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cassia Kis com camisa preta ao interpretar Cidália

Cassia Kis como Cidália em Travessia: grupo de artistas da Globo faz denúncias ao compliance

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 4/11/2022 - 7h00

Cassia Kis foi denunciada por um grupo de pelo menos 15 artistas, entre atores, atrizes, diretores, roteiristas e produtores que trabalham na Globo. Eles se juntaram para levar relatos ao compliance da emissora. Entre as denúncias, estão situações de homofobia dentro e fora do ambiente de trabalho, além de comportamento inadequado nos bastidores de Travessia e da série Desalma, do Globoplay. 

A reunião aconteceu após Cassia Kis disparar falas homofóbicas em entrevista à jornalista Leda Nagle no YouTube. Os artistas decidiram levar outras situações ocorridas nos bastidores para reforçar o pedido de uma atitude mais drástica e colocar em xeque a permanência dela na empresa.

O Notícias da TV teve acesso a prints de um grupo de WhatsApp criado na última semana. Os nomes dos integrantes serão mantidos em sigilo. A maioria das denúncias é de comportamento inadequado e homofobia durante a entrevista publicada no YouTube. Mas um relato acusa Cassia de reproduzir as falas homofóbicas em pelo menos duas situações durante as gravações de cenas da novela de Gloria Perez pouco antes do 1º turno das eleições. 

Outra situação considerada imprópria foi a conversa com uma camareira, ocorrida duas semanas antes do 2º turno. Cassia Kis se mostrou apavorada com uma possível implantação do comunismo no Brasil, afirmou que iria orar dia e noite para que Lula não vencesse e esperava que a camareira fizesse o mesmo. 

A camareira reclamou para outros atores do elenco de Travessia, disse que Cassia sempre tinha essa conversa e causava constrangimento aos profissionais. Um ator que contracena frequentemente com Cassia relatou que "estava cansado" e que a atriz pesa o clima durante o trabalho.

Cassia Kis teve problemas em Desalma

Uma outra denúncia relatada ao compliance da Globo foi feita no período de gravações da segunda temporada de Desalma, realizadas em 2021 com protocolos rígidos por causa da pandemia de Covid-19. A série de terror é protagonizada por Cassia Kis e Cláudia Abreu.

Segundo as testemunhas, Cassia tratou com grosseria uma produtora e um dos diretores. O caso foi relembrado pelas pessoas que participaram do grupo de denúncias e também levado ao compliance da Globo como prova de que o comportamento inadequado da atriz nas últimas semanas não é um fato isolado. 

Globo promete investigar

Procurada pelo Notícias da TV para falar sobre as denúncias em massa feitas ao compliance pelo grupo de artistas, a Globo diz que irá investigar as situações relatadas, mas que não comenta detalhes.

"Como você sabe, não comentamos questões de compliance. A Globo tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores e igualmente por todas as áreas da empresa --e em nenhuma delas é tolerada qualquer forma de discriminação. Da mesma forma, tem uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação, que são apurados criteriosamente", afirma. 

A reportagem tentou entrar em contato com Cassia Kis. A atriz visualizou as mensagens enviadas, mas decidiu não responder. Os telefonemas também não foram atendidos por opção de Cassia. Caso a atriz se pronuncie, o texto será atualizado. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.