Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REENCONTRO AO VIVO

Bolsonaro no Jornal Nacional: Aliados temem comportamento 'imprevisível'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com William Bonner, Jair Bolsonaro e Renata Vasconcellos

William Bonner, Jair Bolsonaro e Renata Vasconcellos em 2018; político reencontrará jornalistas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/8/2022 - 14h25
Atualizado em 22/8/2022 - 17h11

Jair Bolsonaro será entrevistado por William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional desta segunda (22), às 20h30 (horário de Brasília). No entanto, o reencontro do político com os jornalistas da Globo causa temor nos aliados do presidente, que projetam uma postura "imprevisível" do governante.

Leia também ->Saiba como serão as entrevistas dos presidenciáveis no JN

Os aliados de Bolsonaro o alertaram para que evite ataques às urnas eletrônicas durante a sabatina. De acordo com informações da GloboNews, os políticos próximos ao presidente avisaram que essas críticas não conquistam novos eleitores e podem fazer com que ele perca até três pontos percentuais nas pesquisas.

Para integrantes do Centrão ouvidos pelo canal por assinatura, Bolsonaro está "bem aconselhado" e parece ter entendido que evitar os ataques é uma boa estratégia. "Não tem como mudar o candidato, só aconselhá-lo bem", comentou um dos aliados.

'Tigrão, não tchuchuca'

Segundo a jornalista Thaís Oyama, do UOL, um dos principais motivos da ida de Bolsonaro ao JN é a oportunidade para que ele fale para "fora da bolha".

No entanto, de acordo com um integrante do núcleo da campanha de Bolsonaro ouvido por Thaís, os apoiadores do presidente não querem que ele "se curve ao inimigo" --no caso, a Globo. Por isso, durante a entrevista, ele será um "tigrão, não tchuchuca".

Como as sabatinas funcionam

Neste ano, as entrevistas tem duração prevista de 40 minutos cada. "Abordamos os temas que marcam cada uma das candidaturas, questionamos assuntos polêmicos e tratamos da viabilidade de alguns pontos dos programas de governo", explicou Bonner durante as sabatinas de 2018.

Desde as eleições de 2002, o Jornal Nacional sabatina ao vivo os principais candidatos à Presidência.

Calendário das entrevistas e horários

Conforme definido pela Globo em sorteio, as entrevistas ocorrerão nas seguintes datas e horários:

  • Jair Bolsonaro (PL): 22 de agosto, segunda, a partir das 20h30;
  • Ciro Gomes (PDT): 23 de agosto, terça, a partir das 20h30;
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 25 de agosto, quinta, a partir das 20h30;
  • Simone Tebet (MDB): 26 de agosto, sexta, a partir das 20h55.

Rixa entre Lula e Bolsonaro

Conforme antecipado pelo colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, lideranças das campanhas de Lula e de Bolsonaro iniciaram uma campanha para que os respectivos apoiadores divulguem massivamente a data em que seu candidato estará no Jornal Nacional.

O pedido é que se divulgue desde já para alcançar o objetivo: cada um de seu lado quer dar mais audiência que o rival. Um grande ibope é visto como um termômetro para as eleições, já que ir bem na série de entrevistas no principal telejornal do país é um sinal de prestígio.

Bolsonaro no JN: O que vai falar?

Em entrevista ao youtuber Rica Perrone, Bolsonaro adiantou o que deseja falar durante a entrevista ao vivo na Globo. "Muitas vezes, o cara quer lacrar, quer crescer. Eu vou voltar, por exemplo, na Globo e não sei o que vai acontecer. Achava que não iria, mas eu vou. Não sei como vai ser o programa, mas estou me preparando, até porque eles passaram quatro anos batendo em mim. Agora tem que mostrar o que quero mostrar, o que nós estamos fazendo", disse o político.

"Não é ficar naquelas particularidades. Se quiser particularidades, acabando o programa, a GloboNews pode fazer mais quatro, cinco horas. Vamos fazer. Pergunta tudo. Quer perguntar sobre política? Agora, nesses vinte minutos é para falar sobre o que eu enfrentei durante esses três anos e meio", complementou.

Resultado da pesquisa presidencial

Segundo a pesquisa Datafolha de 18 de agosto, encomendada pela Globo e pela Folha de S. Paulo, Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno, com 47% dos votos. Jair Bolsonaro tem 32%; Ciro Gomes, 7%; e Simone Tebet, 2%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um eventual segundo turno entre os dois candidatos melhor posicionados nas pesquisas, Lula tem 54% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 37%.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.